Categoria:

Trecho do Viaduto do Baldo cede após chuvas e precisará de reparo

A Secretaria de Infraestrutura de Natal dará início nesta terça-feira (11) ao reparo em um trecho do viaduto do Baldo, na zona Leste, que cedeu após as fortes chuvas registradas no final de semana. Parte da via está interditada com cones da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), mas o trânsito segue permitido no local em direção à avenida Prudente de Morais. Os serviços para recuperar a base do viaduto deverão durar uma semana. Nesta terça-feira, uma comissão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RN) fará uma inspeção no local.

Segundo a secretaria de Infraestrutura de Natal, Shirley Cavalcanti, o laudo com as causas do desmoronamento deverá ser concluído nos próximos dias, mas a causa mais provável está relacionada ao lixo jogado irregularmente nas imediações da rua Ernani da Silveira, no Baldo.

“A equipe da Seinfra foi lá, já viu qual é o problema e a empresa já se organizou para iniciar o serviço nesta terça. A Urbana também foi lá cedo e recolheu toda a parte de lixo que tinha lá e deixamos sinalizado para colocarmos tapumes ao redor dessa área. Provavelmente o que ocorreu, isso não está fechado, mas ali é um ponto fixo de descarte de lixo. E as máquinas escavadeiras que fazem essa coleta podem ser que, ao longo do tempo, elas venham escavando esse talude, então com a chuva esse talude, que estava descalçado, cedeu. Provavelmente foi isso, estamos analisando”, explica a secretária.

Nesta terça-feira (11), equipes da Secretaria de Infraestrutura de Natal deverão ir ao local para iniciar os reparos no trecho com intuito de liberar o local o mais breve possível para o tráfego. “É uma obra rápida, em torno de uma semana de serviço. Se não tivermos chuvas fortes esse serviço será rápido e provavelmente consiguiremos finalizar até o final da semana, mas a previsão é essa” acrescenta.

Uma comissão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RN) fará uma inspeção no local nesta terça para avaliar os estragos e produzir um relatório para posterior análise. Segundo o presidente Roberto Wagner, o Crea oficiou órgãos do Governo do Estado, Prefeitura do Natal e de Mossoró, Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RN) e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) para saber de ações preventivas em pontes e em viadutos. “Estamos tentando, enquanto Crea como casa da engenharia, induzir uma cultura de manutenção preventiva”, cita.

“Nossa preocupação não é só com essa ocorrência. No dia 30 de janeiro protocolamos a vários órgãos questionando sobre planos de manutenção preventiva de equipamentos públicos como passarelas, pontes e viadutos. Temos uma preocupação não somente neste caso, mas para termos uma cultura da intervenção pré-colapso. Antevendo essa situação provocamos esses entes e apenas o Dnit respondeu, os demais órgãos estamos aguardando”, explica o presidente Roberto Wagner. “Não podemos correr o risco do que ocorreu no caso da ponte entre Tocantins e Maranhão, que colapsou”, acrescenta o presidente do Crea.

Cratera se abre nas Rocas

O final de semana de fortes chuvas em Natal também registrou uma cratera no bairro das Rocas, zona Leste. O buraco fica localizado na esquina das ruas Belo Horizonte e Vereador Cauby Barroca. O trecho foi interditado e duas linhas de ônibus precisaram ter as rotas alteradas.

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o buraco foi decorrente de problemas de drenagem. Na madrugada do sábado para o domingo, embora o local estivesse sinalizado pela prefeitura, um carro caiu e atingiu uma tubulação da rede de água, provocando vazamento. O órgão disse que uma equipe fez o serviço de retirada do vazamento no domingo e a via deverá ser recomposta pela Secretaria de Infraestrutura de Natal.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados