Categoria:

Natal reforça manutenção de lagoas de captação

Com a aproximação do período chuvoso, a Prefeitura de Natal anunciou que intensificou a limpeza e manutenção das lagoas de captação da cidade. O município possui 82 dessas estruturas, fundamentais para evitar alagamentos, mas que enfrentam problemas recorrentes, como acúmulo de lixo e ligações clandestinas de esgoto. Algumas lagoas são consideradas críticas devido ao risco de transbordamento, exigindo ações preventivas mais urgentes.

De acordo com a secretária de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, o trabalho já está avançado em algumas localidades prioritárias. “As que mais merecem atenção assim que há risco de transbordar são as do Jardim Primavera, Lagoa da Aliança, Acaraú e a Soledade. Iniciamos pela São Conrado, no Dix-Sept Rosado, porque estava em situação crítica. A limpeza já foi concluída, e a equipe está apenas retirando o material”, afirmou.

No Jardim Primavera, a limpeza precisa ser feita com mais atenção, diz a secretária. “A limpeza lá exige mais um pouco, não é só uma limpeza de fundo, a gente acaba tendo que fazer essa limpeza através de barco”, explica. Outras lagoas em situação preocupante, como Aliança e Soledade, também estão recebendo intervenções. A última já conta com uma “obra licitada para solucionar de forma definitiva os problemas de drenagem”, restando apenas a finalização do processo de desapropriações para o início dos serviços, conforme informou a Seinfra.

Outra área que preocupava a gestão era a Lagoa do Santarém, onde as intervenções estão em fase final, garante a chefe da pasta. “A situação do Santarém era muito crítica, mas agora estamos finalizando. No máximo até março, ela não corre mais risco de transbordamento com essas chuvas. Está em estabilidade e não teremos mais problema”, diz Shirley Cavalcanti.

Além da manutenção estrutural, a Seinfra alerta para o impacto da destinação incorreta de resíduos sólidos. O descarte irregular de lixo tem sido um dos principais fatores que contribuem para os alagamentos, obstruindo redes de drenagem e prejudicando o funcionamento das bombas de sucção. “Apesar de a prefeitura estar muito presente na rua, com a Seinfra e a Urbana fazendo a sua parte, a gente precisa do apoio da população. A obstrução das redes aumenta os riscos de alagamentos e ainda danifica as bombas, gerando transtornos que poderiam ser evitados”, destaca a secretária.

Diante do alerta de intensificação das chuvas, a Prefeitura de Natal está mobilizando diversas secretarias para um planejamento preventivo. Na última quarta-feira (5), representantes da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria de Defesa Social e da Defesa Civil se reuniram para acelerar as ações de prevenção e organizar respostas rápidas em caso de emergências. “Demos sequência ao pedido do prefeito Paulinho Freire para que todas as medidas necessárias para amenizar os efeitos das chuvas na cidade sejam tomadas. Trouxemos a Semdes e a Defesa Civil para providências nesse sentido”, afirmou o secretário de Governo, Sérgio Freire.

Entre as ações já em andamento estão a limpeza das lagoas, a verificação das bombas, a manutenção de bueiros e redes pluviais e a identificação de ligações clandestinas de esgoto, além do reforço no monitoramento do trânsito e na assistência a possíveis desabrigados. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) também verificou a disponibilidade de itens básicos, como cestas básicas, lençóis, material de higiene e água potável, para atendimento emergencial.

“Estamos pontuando todas as necessidades urgentes junto a cada secretaria e colocando todas em alerta. Esperamos que não haja necessidade de ações emergenciais, mas, caso aconteça, queremos ter o cuidado e a rapidez para atender a população atingida”, disse Sérgio Freire. Além da atuação das pastas municipais, a Defesa Civil está buscando reforçar parcerias com outras instituições, como o Corpo de Bombeiros, para garantir respostas mais ágeis em caso de necessidade.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados