A comunidade Toca de Assis, em Nova Descoberta, recebeu no último domingo (17) mais uma edição do Mutirão Pop Rua Jud, realizado pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) em parceria com diversas instituições, incluindo a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).
Durante o evento, usuários da rede socioassistencial participaram de atividades e tiveram acesso a serviços fundamentais, como emissão de documentos — carteira de trabalho e título de eleitor —, atualização no CadÚnico, solicitação de benefícios previdenciários e assistenciais junto ao INSS, atendimentos médicos, cortes de cabelo, atividades culturais e distribuição de roupas.
Representantes da Justiça do Trabalho, pelo TRT-RN, também participaram oferecendo orientações jurídicas e processuais, reforçando a integração das ações entre as instituições envolvidas.
A secretária da Semtas, Nina Souza, destacou a relevância do mutirão para promover cidadania e dignidade à população em situação de rua. “O mutirão é uma oportunidade de garantir cidadania e mostrar que a Prefeitura está próxima da população em situação de rua, levando dignidade e fortalecendo a rede de proteção social. O papel do Centro Pop e das nossas unidades é justamente fazer essa ponte, permitindo que essas pessoas tenham acesso a serviços que muitas vezes lhes são negados pela burocracia ou pela falta de informação”, afirmou.
O Pop Rua Jud é uma política nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltada à inclusão social e ao acesso à justiça da população em situação de rua. Em Natal, a parceria entre a Justiça Federal e a Prefeitura reforça o compromisso de oferecer atendimento humanizado e serviços essenciais a quem mais precisa.








