Para dar início ao período da Quaresma, a Igreja Católica abriu oficialmente, neste domingo (9), a Campanha da Fraternidade na Catedral Metropolitana de Natal. A ação, realizada anualmente em nível nacional, visa sensibilizar a população sobre questões sociais e ambientais. Este ano, o tema escolhido é “Fraternidade e Ecologia Integral”.
Com mais de 60 anos de história, a campanha traz benefícios para pessoas em situação de vulnerabilidade e incentiva a prática da caridade e a promoção da dignidade humana. Em entrevista ao programa Tribuna Livre da Jovem Pan News Natal, o Arcebispo Dom João Cardoso destacou que a ação promove uma mudança no estilo de vida das pessoas, incentivando atitudes mais sustentáveis. “É necessário uma espiritualidade ecológica, de harmonia com a natureza que Deus nos deu”.
Embora as ações sejam mais intensificadas durante o período quaresmal, a Igreja promove eventos de caridade ao longo de todo o ano, como exemplo da Caminhada da Solidariedade. De acordo com o Arcebispo, a Igreja planeja discutir com o Poder Público sobre ações para incentivar o lixo seletivo e promover a educação ambiental nas escolas. “A proposta da Campanha da Fraternidade é dialogar com a sociedade”, afirma.
Assista a entrevista completa: