Categoria:

Unimed Natal cria Ano Rosa e amplia acesso a mamografias

O câncer de mama continua sendo o tipo mais incidente entre as mulheres brasileiras, respondendo por cerca de 28% dos casos da doença no país, segundo o Ministério da Saúde (MS). Apesar do avanço nos métodos de diagnóstico e tratamento, o desafio da detecção precoce ainda mobiliza instituições em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, uma das principais iniciativas recentes vem da Unimed Natal, que decidiu transformar o tradicional Outubro Rosa em um compromisso contínuo de prevenção. A expectativa é beneficiar cerca de 10 mil mulheres já no primeiro ciclo.

A cooperativa lançou neste mês o Ano Rosa, campanha que vai de outubro de 2025 a outubro de 2026 e promete manter acesa, ao longo de 12 meses, a mensagem de cuidado e autoconsciência. A proposta amplia o alcance da mobilização e oferece isenção da coparticipação em exames de mamografia para beneficiárias entre 40 e 74 anos, desde que realizados no Centro de Diagnóstico e Imagem da Unimed Natal, no Hospital Unimed.

De acordo com o diretor-presidente da Unimed Natal, Dr. Márcio Rêgo, a decisão nasceu de uma percepção amadurecida dentro da cooperativa. “A Unimed Natal sempre acreditou que cuidar da saúde vai muito além de tratar doenças, é promover vida, bem-estar e consciência. Decidimos, então, dar um passo além: transformar essa mobilização em um compromisso permanente. Assim nasceu o Ano Rosa, mantendo viva a mensagem da prevenção e do autocuidado como um gesto contínuo de amor à vida”, relata.

O movimento reforça uma tendência de políticas contínuas de prevenção, num cenário em que o diagnóstico tardio ainda é frequente. “Sabemos que, muitas vezes, o custo do exame é um obstáculo que impede o acesso à prevenção. Por isso, decidimos eliminar qualquer barreira financeira que possa afastar nossas beneficiárias do cuidado com a própria saúde. Esperamos com isso aumentar significativamente a adesão à mamografia, favorecendo diagnósticos precoces e melhores resultados nos tratamentos. É uma decisão que salva vidas”, afirma o médico.

A campanha prevê ações educativas, palestras, eventos e comunicação digital com foco em informação e incentivo ao autocuidado. A ideia é que o tema da prevenção não desapareça após outubro, mas faça parte da rotina das beneficiárias.

Com a expectativa de alcançar cerca de 10 mil mulheres, segundo o presidente, o benefício vai além dos números. “Queremos inspirar uma mudança de atitude, para que cada mulher olhe para si com mais atenção, coragem e amor. Esse é o verdadeiro legado que buscamos com o Ano Rosa. O nosso propósito é claro: fazer da prevenção um hábito permanente”, considera Márcio Rêgo.

O Ministério da Saúde destaca que o diagnóstico precoce é determinante para o sucesso do tratamento. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), serão diagnosticados cerca de 73.610 casos de câncer de mama por ano no Brasil, no triênio 2023–2025. Quando identificada em estágio inicial, a doença tem chance de cura superior a 95%. Entre os sinais de alerta estão os nódulos, retrações na pele e alterações no mamilo.

Unimed Natal celebra 48 anos

Além de marcar o lançamento do Ano Rosa, outubro também celebra dois aniversários emblemáticos para a cooperativa: os 48 anos da Unimed Natal, fundada em 15 de outubro de 1977, e os 21 anos do Hospital Unimed Natal, inaugurado em 18 de outubro de 2004. As datas chegam num momento de expansão e consolidação de serviços na capital.

“O Hospital Unimed Natal é um símbolo do nosso compromisso com a excelência e com o cuidado humanizado. Nos últimos anos, consolidamos avanços importantes: ampliamos a capacidade dos prontos-socorros adulto e pediátrico, modernizamos o Centro de Diagnóstico e Imagem e investimos fortemente em tecnologia e integração de sistemas, garantindo mais segurança e agilidade no atendimento”, afirma Márcio Rêgo, diretor-presidente.

Ele lembra que o hospital foi o primeiro da rede privada potiguar preparado para casos de politrauma e comemorou o reconhecimento nacional ao destacar que a instituição recebeu o Selo Diamante de Excelência em Boas Práticas de Segurança do Paciente, concedido pela Unimed do Brasil.

Em 2025, o hospital completou uma das maiores etapas de expansão, com a entrega do novo complexo hospitalar (CSU), que reúne hospital geral, maternidade e centro de diagnóstico. “Inauguramos a primeira fase no início do ano e, desde então, já inauguramos o Centro de Endoscopia Dr. Carlos Dutra, inauguramos mais uma UTI Adulto, uma nova ala com perfil cardiológico e cirúrgico que amplia para 30 leitos de UTI adulto, inauguramos o Pronto-Socorro Infantil e Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico e nosso trabalho é garantir que esse equipamento atenda plenamente à demanda assistencial”, explica.

Entre as recentes iniciativas destacadas, estão o Projeto Pertencer, que estimula o engajamento dos cooperados, e o Programa de Governança em Proteção de Dados, premiado nacionalmente. A instituição também vem apostando em inovação e novos produtos, como o Uniclube, marketplace exclusivo para cooperados, colaboradores e clientes, e o Pet Mais, que oferece planos com três opções de cuidado para cães e gatos, ampliando o alcance da atuação da Unimed Natal para todos os membros da família.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados