Categoria:

Trump cogita impor tarifas à China para frear fluxo de fentanil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (21) que está considerando impor tarifas de 10% sobre as importações chinesas em represália ao fluxo de fentanil.

“Estamos falando de uma tarifa de 10% com base no fato de que eles estão enviando fentanil para o México e o Canadá”, disse o presidente americano a jornalistas na Casa Branca.

Na segunda-feira, dia de sua posse, Trump havia adiantado que vai impor uma tarifa de 25% a esses outros dois países norte-americanos a partir de 1º de fevereiro pelo mesmo motivo e pela chegada de imigrantes ilegais aos EUA por suas fronteiras comuns.

Trump descreveu a entrada dessa droga nos Estados Unidos pela fronteira norte e sul do país como “maciça” e lamentou que pessoas estejam morrendo e famílias sendo destruídas por causa desse “poderoso opioide”.

Ele afirmou que conversou “outro dia” com o ditador da China, Xi Jinping, e lhe disse que não queria essa “m****” no país.

Trump, que esteve no poder pela primeira vez de 2017 a 2021, disse que chegou a ter um acordo com Xi para aplicar a pena capital na China por tráfico de drogas, e ressaltou que prometeu ao ditador de Pequim que daria essa sentença para aqueles que enviassem fentanil para os Estados Unidos.

“E é claro que (o agora ex-presidente Joe) Biden não aceitou a proposta. Estava tudo fechado. Nós vamos conseguir”, acrescentou Trump.

A Agência Antidrogas dos EUA (DEA) estima em 70 mil o número de overdoses fatais no país no ano passado causadas por esse opioide sintético.

Entre os decretos assinados por Trump na segunda-feira está um dedicado a classificar cartéis de drogas como agentes terroristas.

China reage à ameaça de tarifas

O Ministério das Relações Exteriores da China disse nesta quarta-feira (22) que “não há vencedores em uma guerra comercial”, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que estava considerando impor tarifas de 10% sobre as importações chinesas em retaliação ao fluxo de fentanil.

A porta-voz da chancelaria chinesa, Mao Ning, afirmou na coletiva de imprensa diária da pasta de Exteriores que seu país “sempre defenderá seus interesses nacionais”.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados