O 42º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), evento que reuniu no Centro de Convenções de Natal profissionais e empresários do setor de alimentação de todo o País, teve seu último dia nesta quinta-feira (20). Durante a tarde, o superintendente do Sistema Tribuna de Comunicação, Fernando Fernandes, apresentou a palestra “A importância do atendimento e da comunicação para o sucesso no setor de hospitalidade”, no palco Ponta Negra.
Durante a palestra, Fernando Fernandes, que já foi secretário de Turismo de Natal e do Rio Grande do Norte, explicou que os setores de bares e restaurantes precisam focar na experiência do cliente com o espaço para ser o diferencial competitivo do estabelecimento dentro do mercado. “O atendimento é o diferencial competitivo. Clientes não pagam apenas pela comida, mas pela experiência”, falou, enquanto apresentava um exemplo positivo de satisfação ao cliente.
Os principais pontos da palestra foram: atendimento de qualidade é igual a cliente fiel; e uma comunicação eficaz amplia alcance e fortalece a marca. Diante disso, Fernando Fernandes explicou que o papel fundamental dos meios de comunicação, principalmente do Sistema Tribuna, é fortalecer parcerias comerciais e fidelizar clientes. “A comunicação é uma maneira de fidelizar o cliente. E vocês podem contar como parceiro o Sistema Tribuna. Nós temos o Portal Tribuna do Norte. O impresso, que possui a maior tiragem do Estado. E a Rádio Jovem Pan News Natal, com programação local”, detalhou.
Além disso, Fernando explicou que, para ajudar no maior engajamento nas redes sociais, os estabelecimentos precisam saber segmentar seus principais produtos, para que não criem uma propaganda enganosa para o cliente.
“As empresas precisam comunicar aquilo que eles vendem, para que os clientes não venham enganados. Então, se eu sou um restaurante especializado em frutos do mar, e alguém quer comer uma feijoada, nem vai ter, vai perder tempo. Ao mesmo tempo, se fizer a feijoada, não vai ser boa. Então, a empresa precisa entender qual é seu produto e comunicá-lo da forma mais assertiva possível”, falou.
“Claro, o importante é procurar o veículo de comunicação que melhor atenda a esse público. Se eu tenho uma pegada popular, eu acho que o rádio e o Portal, que atinge milhões de pessoas, é um grande produto. Se eu tenho uma coisa mais segmentada, temos o Instagram de uma forma diferenciada. Consolidar a marca por meio do jornal e de programas jornalísticos de rádio que fortalecem marcas”, disse.








