Categoria:

Soldados da Guiana feridos em ataque partindo da Venezuela

O governo da Guiana informou que seis soldados guianenses ficaram feridos ao serem baleados por homens que dispararam tiros a partir do território da Venezuela, na região fronteiriça do Essequibo, que é disputada pelos dois países.

Segundo informações da agência Associated Press, o chefe do Estado-Maior do Exército da Guiana, brigadeiro-general Omar Khan, informou que o ataque ocorreu na segunda-feira (17) e dois dos soldados feridos estão em estado grave. Os seis militares foram levados para a capital do país, Georgetown.

Khan afirmou que “membros de gangues” teriam feito os disparos – a relação da ditadura de Nicolás Maduro com organizações criminosas da Venezuela, como o Tren de Aragua, é bem conhecida.

Segundo Khan, os soldados guianenses estavam em uma missão de reabastecimento ao longo do rio Cuyuni, quando foram confrontados por homens armados posicionados na margem venezuelana do rio. Houve uma troca de tiros, mas não se sabe se algum dos venezuelanos foi ferido ou morto.

“As forças [guianenses] continuam comprometidas em proteger suas fronteiras e tomarão todas as medidas necessárias para lidar com quaisquer ameaças à segurança nacional”, acrescentou o chefe do Estado-Maior.

O Essequibo é uma região rica em recursos naturais, que corresponde a cerca de 70% do território da Guiana; a Venezuela reivindica soberania sobre o território.

Uma decisão internacional do final do século XIX determinou que o Essequibo era do Reino Unido, de quem a Guiana obteve independência em 1966. Nesse ano, foi assinado um acordo para que a disputa com a Venezuela fosse resolvida por uma corte internacional, o que nunca aconteceu.

Uma demanda da Guiana para que o caso seja decidido pela Corte Internacional de Justiça (CIJ) tramita desde 2018.

A disputa se tornou mais tensa a partir de dezembro de 2023, quando, num referendo questionado, a Venezuela aprovou medidas para a anexação do Essequibo. Desde então, o chavismo aprovou a criação de um estado venezuelano e de uma área de segurança na área, entre outras medidas.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados