O Sistema Tribuna foi o grande vencedor da etapa estadual do Rio Grande do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo, conquistando o 1º e o 2º lugares na categoria Texto; o 2º, 3º e 5º lugares em Foto; e o 2º lugar em Áudio. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira (10), no Buffet Neuma Leão, em Natal, e reuniu profissionais da imprensa potiguar, além de representantes do Sebrae-RN.
Promovido nacionalmente, o Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece reportagens que valorizam o empreendedorismo e os pequenos negócios, evidenciando histórias que transformam vidas e impulsionam a economia local. No Rio Grande do Norte, a premiação também bateu recorde de participação pelo segundo ano consecutivo: foram 112 trabalhos inscritos, 40% a mais do que em 2024, quando 80 reportagens concorreram.
“Acho que a gente incorporou o tema, a importância do empreendedorismo, do apoio à pequena empresa como um fator importante, reconhecimento do fator dos elementos econômicos do nosso Estado. Eu acho que isso motiva, porque os órgãos de comunicação traduzem o interesse da população sobre determinados temas.”, disse Zeca Melo, diretor-superintendente do Sebrae-RN.
Na categoria Jornalismo em Texto, o 1º lugar ficou com a diretora de redação da Tribuna do Norte, Margareth Grilo, com a série especial “Frutos da irrigação: os 4Ms da fruticultura do RN respondem por 16,83% da produção brasileira”. O 2º lugar foi para a repórter Kayllani Lima Silva, com o texto “Vestindo com propósito: startups promovem moda sustentável no RN”.
“É muito importante a Tribuna estar nessa ponta, com dois jornalistas premiados em três categorias. Isso só reconhece o valor do nosso trabalho e o empenho de cada um que faz o jornal. Buscamos, diariamente, produzir reportagens que ajudem a refletir sobre o desenvolvimento do nosso estado e apontar caminhos”, disse Margareth Grilo.

“Ter trabalhos reconhecidos pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma alegria imensa, pois significa dar ainda mais alcance a pautas fundamentais para refletirmos sobre o desenvolvimento socioeconômico, além de valorizar vozes fortes que contribuem para esse cenário”, expressou Kayllani Lima, vencedora nas categorias Texto e Áudio, sendo esta última pela Rádio Jovem Pan News Natal (93.5 FM).
“Nosso trabalho é feito com muito propósito, com responsabilidade e tem como objetivo impactar o desenvolvimento econômico do nosso estado”, disse Erasmo Magno, diretor da Jovem Pan News Natal.
Na categoria Fotojornalismo o Sistema também se destacou com três premiações: o 2º lugar ficou com Magnus Nascimento, com a matéria “Projeto impulsiona agro com 40 mil animais de alta linhagem no RN”, que registra o programa Leite & Genética, coordenado pelo Sebrae-RN. “A fotografia é minha forma de dar voz às histórias que merecem ser vistas”, expressou Magnus. Na mesma categoria, o 3º lugar foi para Alex Régis, com a matéria “Pequenos negócios somam 70% das novas vagas de emprego no RN”. “O Prêmio Sebrae de Jornalismo cumpre esse papel ao valorizar o que fazemos”, declarou Régis. Ainda em Fotojornalismo, o 5º lugar ficou com Adriano Abreu, pelas fotos da matéria “Período de Páscoa impulsiona renda extra e cria oportunidades em Natal”, em que destacou o empreendedorismo feminino no Estado.


Para o superintendente de comunicação do Sistema Tribuna, Fernando Fernandes, o desempenho na premiação simboliza a solidez e a relevância do jornalismo feito pelo sistema. “Simboliza a qualidade do nosso jornalismo. É importante, porque credencia e credibiliza cada vez mais esse jornalismo que nós fazemos, que é um jornalismo de verdade”, disse Fernando Fernandes.
Os vencedores da etapa estadual agora seguem para as fases regional e nacional do prêmio, que é realizado em todo o país. A premiação estadual distribuiu mais de R$ 50 mil entre jornalistas e estudantes de comunicação, reconhecendo reportagens que abordaram temas relacionados ao empreendedorismo e aos pequenos negócios no estado.
O desempenho do Sistema Tribuna no prêmio não é novidade. Em 2024, o grupo
já havia sido o grande vencedor da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo no RN, acumulando sete premiações. Na ocasião, a Tribuna do Norte conquistou o 1º, 2º e 3º lugares nas categorias Texto e Foto, enquanto a Jovem Pan News Natal ficou com o 1º lugar na categoria Áudio.








