A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realizou na manhã desta quinta-feira (23) uma ação de educação ambiental voltada ao combate ao descarte irregular de resíduos em áreas públicas. A iniciativa ocorreu nas ruas Serquiz, Golfinhos e Curimatã, no bairro de Ponta Negra, na zona Sul da capital.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB) em parceria com a Fiscalização Ambiental da Semurb, com apoio da Guarda Municipal e da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), responsável pela remoção dos resíduos.
Durante a ação, as equipes da Semurb e de Jovens Aprendizes da Urbana distribuíram panfletos informativos sobre o descarte correto do lixo, incentivando a participação dos moradores na conservação das vias. “O material educativo também destaca a Lei Municipal nº 4.748/1996, que dispõe sobre a limpeza urbana no município”, explicou o chefe do SEAB/Semurb, Alexandre Borges.
A limpeza periódica feita pela Urbana, porém, não é suficiente sem o engajamento da população. “Hoje, existem mais de 5 mil pontos críticos de acúmulo de resíduos espalhados pela cidade, e contamos com a colaboração dos cidadãos para mudar essa realidade”, afirmou a supervisora de fiscalização, Rejanne Alves.
Durante a atividade, a equipe flagrou um motorista prestes a descartar lixo irregularmente no local. Ele foi orientado sobre as normas legais e os impactos da prática.
Os fiscais ambientais também identificaram uma residência próxima ao ponto de descarte em condições insalubres, com presença de animais de diferentes espécies e grande quantidade de resíduos e lama. No momento da vistoria, não havia moradores no imóvel, mas a equipe retirou um trailer desativado e deixou uma notificação orientando os proprietários a comparecer à Semurb para prestar esclarecimentos.
Canais de denúncia
A Semurb orienta que a população pode contribuir com o ordenamento urbano e a proteção ambiental denunciando irregularidades pelos seguintes canais:
WhatsApp: (84) 3616-9829 – de segunda a sexta, das 8h às 14h
Telefone: (84) 3616-9813 – de segunda a sexta, das 8h às 14h
E-mail: [email protected]
Finais de semana e feriados: 190 (CIOSP)








