A Secretaria de Infraestrutura de Natal iniciou o serviço de reparos no trecho do viaduto do Baldo, na zona Leste de Natal que sofreu uma erosão na sua base com as chuvas do último fim de semana. A pasta informou que não há comprometimento da estrutura do viaduto ou risco de desmoronamento. Uma equipe de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) visitou o local nesta terça-feira (11).
A Seinfra trabalha para construir um talude de concreto afim de evitar que o incidente se repita. Para a pasta, a causa mais provável do problema está relacionada ao lixo jogado irregularmente nas imediações da rua Ernani da Silveira, no Baldo. Parte da via está interditada com cones da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) apenas para a conclusão da obra, mas o trânsito segue permitido no local em direção à avenida Prudente de Morais.
O CREA informou que em janeiro deste ano, enviou ofício para a diversos órgãos, pedindo informação sobre o plano de manutenção de equipamentos públicos como pontes e viadutos buscando conscientizar sobre a importância da manutenção de obras, que torna o processo mais seguro e mais barato. “Estamos tentando, enquanto CREA, como casa da engenharia, induzir uma cultura de manutenção preventiva. Não podemos correr o risco de deixar acontecer aqui, aquilo que aconteceu com a ponte entre Tocantins e Maranhão, que colapsou”, disse o presidente do Conselho, Roberto Wagner.
Com a vistoria realizada nesta terça, os técnicos da entidade vão trabalhar na elaboração de um relatório circunstanciado com orientações de ações a serem executadas pelos órgãos responsáveis para evitar que o comprometimento da estrutura.