O ano letivo foi oficialmente aberto na rede municipal de Natal, com cerca de 50 mil alunos matriculados da pré-escola ao ensino fundamental. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Educação (SME) da capital, Aldo Fernandes, ainda restam vagas para serem ocupadas, sendo cerca de 800 apenas nas creches e pré-escolas. As matrículas em instituições que ainda não atingiram o limite de estudantes seguem em curso e a expectativa é que o processo de convênio junto às instituições privadas seja finalizado nesta semana.
Na Escola Municipal Professor Antônio Severiano de Araújo, localizada na zona Sul de Natal, o começo das aulas foi marcado pelo movimento intenso de pais e estudantes, além da inauguração de uma rampa de acessibilidade na instituição nessa segunda-feira (9).
O equipamento era uma necessidade aguardada e foi alvo de reivindicação pelo aluno Heitor Manuel Lins de Melo, de 11 anos, e do irmão gêmeo, Ítalo José Lins de Melo, diagnosticado com encefalopatia crônica não progressiva infantil. A condição é caracterizada por um conjunto de desordens motoras e sensoriais que resultam de uma lesão no cérebro em processo de desenvolvimento.
A mãe dos gêmeos, Ana Cláudia Lins de Melo, não esconde o orgulho dos irmãos e afirma que a expectativa para o ano escolar dos filhos é positiva, sobretudo diante da maior acessibilidade na escola. “Depois da reforma vai ficar bem mais fácil a acessibilidade. Ele [Ítalo] que teve essa ideia, por estar na escola e na hora do lanche não tinha como se locomover. Ficava sentado junto com o estagiário porque realmente não tinha acessibilidade nenhuma”, afirma.
Apesar da pouca idade, Ítalo fala com muita maturidade sobre a chegada do equipamento: “Ficou muito melhor não só para mim, mas para todos os outros que precisam”, aponta o estudante, que afirma estar entusiasmado para passar os intervalos junto com os amigos.
O irmão, Heitor, também comenta estar alegre com o retorno das aulas e em iniciar mais um ano letivo ao lado do irmão. Sobre o momento preferido na rotina escolar, fala brincando: “o intervalo”.
Na Escola Municipal Professor Antônio Severiano de Araújo, que tem turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, estão matriculados 376 alunos divididos em nove salas de aula e 16 turmas. O quadro escolar é formado por 43 professores, 13 estagiários e 14 funcionários. Uma das turmas do 1º ano funciona de forma integral, enquanto as demais funcionam no período regular.
A professora do ensino fundamental 1, Williane Cavalcanti, comemora o início do ano letivo e a entrega da reforma na escola. De acordo com ela, além da rampa, a chegada de uma sala para atendimento especial representa um passo fundamental para o acolhimento das crianças atípicas. “Temos trabalhado insistentemente desempenhando o nosso trabalho e os frutos já estão sendo colhidos. Temos índices que foram bem favoráveis nas provas externas que temos feito. Isso nos impulsiona e nos motiva cada vez mais a desenvolver o nosso trabalho”, ressalta.
SME finaliza processo de credenciamento
Para suprir a eventual necessidade de realocação de estudantes que moram em áreas com maior concentração de alunos nos CMEIs, a SME pode contratar até 800 vagas por meio do Projeto Pré-Escola Para Todos (PPEPT) neste ano. De acordo com Aldo Fernandes, pelo menos 20 instituições já manifestaram interesse no convênio. “Nós lançamos o edital. Finalizando o prazo, vamos analisar a documentação para começar a contratar. Queremos finalizar ainda nesta semana esse processo”, aponta.
O prazo para manifestação do interesse, seguindo as regras do edital, termina nesta terça-feira (10). De acordo com a SME de Natal, ainda não há uma estimativa de quantos alunos precisam ser realocados, pois ainda existem vagas para serem preenchidas na rede municipal. A expectativa é que os números sejam levantados até o final deste mês, com eventuais direcionamentos dos alunos que precisarem ser acolhidos nas instituições privadas.
No CMEI Moema Tinôco, localizado na zona Sul de Natal, ainda faltam 10 vagas para serem preenchidas. De acordo com a diretora da instituição, Suzana Sales David, a demanda por vagas costuma ser alta e 82 crianças já estão matriculadas. Há casos, no entanto, de pais que não conseguem uma vaga no horário desejado para ajustar à rotina do restante da família.
Na ausência de vagas no horário solicitado, a diretora afirma que alguns responsáveis matriculam a criança na vaga que estiver disponível e aguardam uma oportunidade no horário desejado. Em outros casos, é preciso direcionar para outro CMEI próximo. “Tem cerca de três alunos que foram para outros CMEIs. Orientamos os mais próximos. Mas, quando aparece a vaga, fazemos a transferência, pois, estando em outro CMEI, é mais fácil do que realizando a transferência de fora da rede municipal”, esclarece.
No total, o CMEI Moema Tinôco conta com seis turmas, sendo duas de nível 2, duas de nível 3 e duas de nível 4. De acordo com Suzana, a abertura das aulas nessa segunda-feira (9) foi marcada por um momento lúdico em que as crianças cantaram suas músicas infantis preferidas e realizaram uma brincadeira cantada com as canções. Além disso, um informativo com a proposta pedagógica, missão e rotina da instituição foi entregue aos pais dos alunos.








