Categoria:

Processo de beatificação do Padre João Maria avança

O processo de beatificação do Padre João Maria Cavalcanti de Brito, símbolo de fé e caridade para os potiguares, avança com o envio da documentação oficial ao Dicastério das Causas dos Santos, no Vaticano. A nova etapa marca o encerramento da fase arquidiocesana e o início da etapa romana, na qual o material reunido em Natal será analisado por comissões especializadas da Santa Sé. O avanço representa um passo decisivo para que o sacerdote, conhecido como “anjo de Natal”, seja reconhecido pela Igreja como venerável, etapa anterior à beatificação.

De acordo com o Frei Jociel Gomes, postulador da causa, “a chegada da documentação representa mais um passo significativo em direção à futura beatificação e, depois, à canonização. Inicia-se, então, a fase romana, para que as comissões do Vaticano possam estudar toda a documentação recebida e emitir o parecer acerca da causa”. Ele explica que, caso o parecer seja favorável, o primeiro reconhecimento será o de venerável, quando o Papa declarará que o sacerdote viveu de modo exemplar as virtudes cristãs.

Segundo o arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Cardoso, o Padre João Maria é motivo de orgulho. “É pela sua dedicação aos seus fiéis, pelo modo como viveu o sacerdócio, por unir a caridade com a evangelização. Ele mesmo morreu vítima da sua caridade, do seu serviço, do seu amor aos pobres”, avalia.

O envio do material encerra uma etapa iniciada em 2002, com a criação do tribunal arquidiocesano responsável por reunir testemunhos, registros e análises históricas sobre a vida do sacerdote. As comissões teológica e histórica elaboraram relatórios detalhados sobre sua atuação religiosa e social. O reconhecimento dessas virtudes é condição essencial para o título de venerável e, posteriormente, a comprovação de um milagre será necessária para a beatificação.

Frei Jociel explica que as virtudes que mais se destacam na vida do Padre João Maria são justamente a fé, a esperança e a caridade. “Padre João Maria viveu em tempos desafiadores, mas manteve firme a sua fé. Foi um homem de esperança, mesmo diante das dificuldades, e em tudo agiu com uma caridade extrema”, explica.

Nascido em 1848, na antiga Fazenda Logradouro, hoje município de Jardim de Piranhas, Padre João Maria foi ordenado no Ceará e ganhou notoriedade em Natal por sua atuação junto aos mais pobres e enfermos, especialmente durante a epidemia de varíola que assolou a cidade.

Sem previsão de prazos para a conclusão da análise no Vaticano, Frei Jociel esclarece que o andamento depende da elaboração de eventuais pesquisas complementares. “O que podemos dizer é que vamos trabalhar com afinco e dedicação”, afirma.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados