A segunda noite de programação do Carnaval de Natal no polo do Ginásio Nélio Dias, neste domingo (15), reuniu cerca de 25 mil pessoas ao longo da noite, consolidando o espaço como um dos mais movimentados da festa. O grande público ocupou a área interna e os arredores do ginásio, transformando a Zona Norte em um dos principais pontos de concentração de foliões na capital.
Além da expressiva participação popular, a noite também foi marcada pelo fortalecimento das ações de cuidado e proteção promovidas pela Prefeitura do Natal. Por meio das secretarias municipais de Assistência Social, de Políticas Públicas para as Mulheres e de Saúde, foi montada uma estrutura integrada de suporte e acolhimento para atender a multidão presente.
A iniciativa faz parte do Protocolo Unificado de Atendimento, que integra os serviços ofertados pelas secretarias municipais durante grandes eventos e estabelece diretrizes para o acolhimento de pessoas em situação de risco. No polo Nélio Dias, uma das três salas estruturadas para o protocolo funcionou com equipes das secretarias de Saúde e Assistência Social.
No local, é realizado o acolhimento e encaminhamento de mulheres vítimas de violência doméstica. O protocolo leva o nome de “Não é Não” e, segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Andréa Dias, conta com uma equipe de assistentes sociais e servidores do município.
“A ação conta com orientação ao público, articulação com a rede de atendimento e equipes preparadas para atuar em casos de importunação ou violência”, afirmou a titular da pasta.
Com milhares de foliões circulando pelo polo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também reforçou a campanha “Previna-se”, oferecendo testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Para ampliar o alcance da ação diante do grande fluxo de pessoas, foram distribuídos autotestes de HIV, que podem ser realizados em casa, além de preservativos femininos e masculinos, fortalecendo a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Outra frente de atuação foi o suporte aos catadores de materiais recicláveis que trabalharam durante a festa. Por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas), foram distribuídas camisetas para melhor identificação dos trabalhadores que atuaram em meio ao público.
Luiz Caldas embala multidão com clássicos do axé
A programação musical acompanhou o volume de público e manteve a energia em alta durante toda a noite. Um dos destaques foi o cantor Luiz Caldas, considerado o criador do Axé Music e um dos nomes mais importantes da música brasileira. O artista também havia se apresentado no palco de Ponta Negra no sábado (14).
Com mais de cinco décadas dedicadas à música, Luiz Caldas conduziu a multidão por um repertório repleto de clássicos que atravessam gerações. Apesar da longa trajetória, para ele o Carnaval segue sendo um momento especial.
“Poder estar aqui depois de tantos anos, ainda com as pessoas curtindo e cantando minhas músicas com bastante energia, dançando com todo mundo, é impagável. Eu fico mais do que feliz, só tenho a agradecer a Deus”, comentou o cantor antes de subir ao palco.
Quem também arrastou uma grande quantidade de jovens para frente do palco foi Jonas Esticado, que celebrou o reencontro com os fãs potiguares.
“É uma energia incrível. Estou muito feliz de estar voltando a Natal e receber todo esse carinho maravilhoso. A galera jovem, a galera nova que ainda não conhecia meu trabalho, pôde cantar, curtir e se apresentar junto comigo. Quero voltar mais vezes para cantar para essa turma”, afirmou.
A programação contou ainda com shows de Além do Normal e Dan Ventura, que mantiveram o ritmo da festa com pagodão baiano e samba, garantindo que as milhares de pessoas presentes permanecessem no polo até o fim da noite.
Com apresentação de Esportes da Sorte, o Carnaval de Natal é uma realização da Prefeitura do Natal.








