Categoria:

Operação reforça segurança elétrica e estrutural no Carnaval do estado

Com o aumento expressivo do fluxo de pessoas nas ruas e nos principais polos de folia, a necessidade de garantir a segurança nas instalações elétricas e estruturais é reforçada. Para diminuir riscos e minimizar ocorrências, uma operação conjunta entre a Neoenergia Cosern, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) e o Corpo de Bombeiros (CBMRN) foi iniciada com ações preventivas de fiscalização, manutenção e orientação para assegurar que os foliões aproveitem as festividades com segurança até a quarta-feira de cinzas.

No Rio Grande do Norte, a Neoenergia Cosern mapeou 48 localidades que devem receber reforço na distribuição elétrica e prevenção de ocorrências. Segundo Osvaldo Tavares, superintendente de serviços técnicos da concessionária, R$ 33 milhões foram investidos no Plano de Verão, que compreende desde as festas de fim de ano até o Carnaval. “Nosso compromisso é manter todo mundo com energia e restabelecer o mais rápido possível caso haja alguma falta”, afirma.

Dentro das ações, será intensificada a fiscalização para evitar riscos envolvendo a rede elétrica, especialmente nos circuitos onde passam trios elétricos. A equipe verifica a altura das estruturas e instala sinalizações de advertência. Uma das principais preocupações é o uso de serpentinas metálicas, que podem causar curto-circuito e acidentes graves. “O principal risco é quando ela entra em contato com a rede elétrica, podendo fechar um curto-circuito que vai ocasionar primeiro uma falta de energia naquela região, e segundo um acidente partindo de um cabo”, alerta o superintendente de serviços técnicos.

Para atender à demanda elevada no período carnavalesco, a Neoenergia Cosern mobilizou 250 profissionais, um aumento de 30% no efetivo, com equipes em campo e no centro de operações. “Além das equipes fixas, temos 60 profissionais de sobreaviso para eventuais emergências. Nosso objetivo é assegurar que a energia seja restabelecida no menor tempo possível”, explica Osvaldo. A empresa também preparou quatro subestações móveis para substituir rapidamente equipamentos que apresentem falhas.

Para além dos foliões, organizadores também precisam estar atentos às exigências legais. O CREA-RN alerta que todas as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) devem ser registradas com antecedência, evitando contratempos na fiscalização. O Conselho atuará no monitoramento de estruturas, instalações elétricas, montagem de trios elétricos e camarotes. Estão previstos mais de 60 eventos.

Juliano Barbosa, gerente de fiscalização do conselho, destaca a importância da ART para garantir que os serviços sejam executados por profissionais qualificados. “Sem a ART, o evento pode ser autuado e multado em até R$8 mil. A fiscalização do Crea abrange mais de 100 municípios neste Carnaval”, afirma. As inspeções do Crea incluem a estrutura física dos eventos, verificação de geradores, aterramento elétrico, instalações de som e iluminação.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, intensifica as fiscalizações para garantir que todas as estruturas sigam as normas de segurança contra incêndios e emergências. A instituição destacou 50 militares para vistoriar camarotes, saídas de emergência, extintores e dimensionamento de espaços. “As vistorias ocorrem quando tudo está montado. Se encontramos falhas, como falta de aterramento ou extintores vencidos, orientamos para que sejam corrigidas imediatamente. Nosso foco é prevenir e garantir que as festividades ocorram com máxima segurança”, explica Gleidson.

Para os foliões, a recomendação é redobrar a atenção. Crianças devem usar pulseiras de identificação, e os pais devem mantê-las sempre por perto. A mistura de álcool e mar também preocupa. “Evitem ultrapassar a água na altura do joelho após o consumo de bebidas alcoólicas. Acidentes em praias são comuns nesta época do ano”, orienta Gleidson. Outra dica é evitar subir em estruturas como trios e postes, prevenindo quedas.

Com um esforço integrado entre fiscalização e prevenção, os órgãos envolvidos esperam garantir um Carnaval mais seguro para todos. “Trabalhamos para que a população se divirta sem riscos, garantindo que a energia e a segurança andem juntas durante toda a festa”, conclui Osvaldo Tavares.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados