A Prefeitura de Natal reagiu à nota divulgada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e reafirmou que o município terá o Parque Linear. Segundo a administração municipal, o projeto está sendo elaborado com base em análises sobre a flora, a fauna e na avaliação ambiental e legal da área.
Em comunicado, a Prefeitura criticou o que chamou de “postura radical” do Idema e afirmou que o órgão tem demonstrado falta de compromisso com o diálogo e com o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte.
“O Município reafirma que Natal terá um parque. E, sua tipologia dependerá do estudo que está sendo feito sobre a Flora, Fauna e avaliação ambiental e legal existente na atualidade. O IDEMA demonstra, mais uma vez, uma postura radical e falta de compromisso com o diálogo e com o desenvolvimento sustentável do RN”, afirmou a Prefeitura em comunicado.
O Município também defendeu que o instituto desconsidera outros valores constitucionais, como o lazer, o turismo, a geração de renda e a vontade popular expressa durante a revisão do Plano Diretor de Natal, que apontou a criação de um equipamento público voltado ao lazer e à qualidade de vida da população na região da Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio, zona Sul da capital.
Leia Mais:
A nota reforça que eventuais supressões vegetais serão compensadas “em dobro”, seguindo o princípio da compensação ambiental. Como exemplo, a Prefeitura citou o caso do Shopping RioMar, em Recife, no estado de Pernambuco, construído sobre parte de uma área de mangue com compensações ambientais aplicadas.
O Município também mencionou a legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC – Lei 9.985/2000), que, segundo o texto, incentiva a implantação de equipamentos semelhantes ao que a Prefeitura pretende desenvolver. Foram citados o Bosque dos Namorados e as trilhas do Parque das Dunas como exemplos de convivência entre áreas naturais e atividades urbanas.
Por fim, a gestão municipal afirmou que a população “deve ficar tranquila”, garantindo que Natal contará com um parque equilibrado, que concilia preservação ambiental, lazer e desenvolvimento sustentável.
“A população deve ficar tranquila, pois a Cidade do Natal terá um parque equilibrado onde irão conviver todos os valores constitucionais mencionados acima. Natal continuará avançando em Sustentabilidade”, finalizou a Prefeitura em nota.
Leia a nota da Prefeitura de Natal na íntegra:
O Município reafirma que Natal terá um parque. E, sua tipologia dependerá do estudo que está sendo feito sobre a Flora, Fauna e avaliação ambiental e legal existente na atualidade.
O IDEMA demonstra, mais uma vez, uma postura radical e falta de compromisso com o diálogo e com o desenvolvimento sustentável do RN.
O Instituto despreza ainda, outros valores constitucionais como lazer, turismo, geração de renda e sobretudo, a vontade da população que apontou no Plano Diretor – recentemente revisado -, contribuições para se fazer próximo à avenida Roberto Freire, um equipamento para lazer, qualidade de vida e bem estar.
Por oportuno, cabe lembrar que eventuais supressões vegetais serão compensadas em dobro e ressalte-se que o mundo todo já trabalha com a lógica da compensação. Como exemplo, podemos citar a construção do Shopping Rio Mar em Recife, que foi construído utilizando parte de um mangue daquela cidade.
A própria legislação do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação, lei federal 9985/2000) incentiva equipamentos como o que a Prefeitura de Natal pretende e irá implantar. Prova disso é o próprio Bosque dos Namorados e trilhas dentro do próprio Parque das Dunas.
A população deve ficar tranquila, pois a Cidade do Natal terá um parque equilibrado onde irão conviver todos os valores constitucionais mencionados acima.
Natal continuará avançando em Sustentabilidade.








