Categoria:

Jovem potiguar Thalyta Vitória, menor bebê prematuro a sobreviver no RN, morre aos 17 anos

A jovem potiguar Thalyta Vitória Silva de Santana, reconhecida como o menor bebê prematuro a sobreviver no Rio Grande do Norte, morreu na última sexta-feira (28) no Rio Grande do Sul, em consequência de complicações do quadro renal que sofria. Nascida no quinto mês de gestação, com apenas 400 gramas, Thalyta tornou-se símbolo de superação desde os primeiros dias de vida.

Ao longo de 17 anos, enfrentou um histórico complexo de saúde: foram mais de 20 cirurgias em Natal, além de uma série de comorbidades graves, entre elas doença renal crônica em estágio terminal, bexiga neurogênica, perda progressiva de visão — com cerca de 90% da visão comprometida no olho direito — e dores ósseas constantes. Apesar de todas as limitações, sua trajetória foi marcada pela resistência e pela busca incessante por qualidade de vida.

Com a função renal reduzida a cerca de 7%, Thalyta dependia de hemodiálise e passou a ter indicação de transplante renal. Por ser um quadro considerado de alta complexidade, os médicos recomendaram que o procedimento fosse realizado em um centro de referência no Rio Grande do Sul.

A jovem embarcou para Porto Alegre para consultas e exames preparatórios, incluindo procedimentos na bexiga que seriam etapa obrigatória antes da inclusão na fila para o transplante. Mas, devido ao alto grau de aderências provocado pelos inúmeros procedimentos anteriores, a equipe médica constatou que a intervenção não seria possível. Outras intercorrências clínicas agravaram o quadro, levando ao falecimento da jovem neste fim de semana.

A história de Thalyta mobilizou familiares, amigos e potiguares. A TRIBUNA DO NORTE acompanhou a trajetória da adolescente e divulgou campanhas de arrecadação organizadas pela família para custear deslocamentos, hospedagens, exames e medicamentos necessários ao tratamento no Sul do país.

A família ainda não divulgou informações sobre velório e sepultamento.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados