Categoria:

Israel recebe corpo de refém assassinado defendendo comunidade

O governo israelense informou nesta terça-feira (21) que o corpo de mais um refém foi devolvido por terroristas do Hamas. A vítima foi identificada como Tal Haimi, de 41 anos.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o refém era chefe da equipe de defesa civil do kibutz Nir Yitzhak e foi morto a tiros durante os ataques terroristas de 7 de outubro de 2023, enquanto protegia a comunidade da invasão. Seu corpo foi levado para a Faixa de Gaza.

A inteligência israelense já havia informado a família de Haimi sobre evidências de sua morte em dezembro de 2023, no entanto pessoas próximas ao refém aguardavam o retorno de seu corpo para uma despedida fúnebre digna.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) realizaram uma cerimônia póstuma na qual Tai Haimi foi promovido ao posto de sargento-mor na reserva. O gabinete de Netanyahu também publicou um comunicado nesta terça dizendo que “compartilha a profunda dor da família Haimi e de todas as famílias dos reféns mortos”.

O premiê ainda voltou a advertir o Hamas sobre a devolução dos corpos de reféns, dizendo que os terroristas são obrigados a cumprir seus compromissos com os mediadores e a devolver [os corpos restantes] como parte da implementação do acordo”. Quinze corpos de reféns ainda permanecem em Gaza.

O chefe da equipe de defesa civil do kibutz Nir Yitzhak, assassinado em 7 de outubro, deixou sua esposa Ela e quatro filhos: Nir, Einav, Udi e Lotan. Este último nasceu em maio de 2024, sete meses após a morte do pai.

As autoridades israelenses devolveram os corpos de 15 palestinos à Faixa de Gaza nesta terça-feira, como parte do acordo de cessar-fogo, elevando para 165 o número de corpos liberados desde 10 de outubro, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Israel prometeu devolver 360 corpos de palestinos de Gaza em sua posse como parte do acordo de cessar-fogo em troca dos corpos dos 28 reféns mantidos pelos terroristas.

Vice-presidente dos EUA visita Israel para monitorar acordo

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, recebeu nesta terça-feira o chefe da inteligência egípcia, Hassan Rashad, para discutir e consolidar o plano para Gaza, apoiado pelos EUA, do qual apenas a primeira fase foi implementada até o momento.

Em um comunicado de seu gabinete, o premiê informou que durante a reunião, eles discutiram o andamento do plano do presidente Trump, as relações entre Israel e Egito e o fortalecimento da paz entre os dois países, além de “outras questões regionais”.

Enquanto a reunião acontece, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, também já se encontra em Tel Aviv para supervisionar a implementação do cessar-fogo e, assim como o enviado especial americano, Steve Witkoff, e o genro de Trump, Jared Kushner, se encontrará com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, entre outros altos funcionários israelenses, nas próximas horas.

As visitas de autoridades americanas ocorrem em meio a uma troca de acusações entre Israel e Hamas de violações na primeira fase do acordo de cessar-fogo.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados