Categoria:

Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo

Várias autoridades envolvidas nas negociações da guerra no Oriente Médio confirmaram nesta quarta-feira (15) que Israel e Hamas concordaram com um acordo de trégua na Faixa de Gaza que, entre outras coisas, estabelece a libertação de dezenas de reféns mantidos em cativeiro pelo grupo terrorista palestino há mais de 15 meses.

Três oficiais familiarizados com o assunto contaram à agência Associated Press (AP) que a implementação do acordo é esperada para os próximos dias. Todos os três pediram anonimato para discutir os contornos do acordo antes do anúncio oficial pelos mediadores em Doha.

Uma fonte da Casa Branca, consultada pelo jornal The New York Times, sob condição de anonimato, informou que o cessar-fogo está definido para entrar em vigor “imediatamente”.

Sua primeira fase durará seis semanas, e os reféns começarão a ser libertados durante essa fase, embora não tenha ficado claro quando isso poderia começar. O funcionário falou sob condição de anonimato devido à sensibilidade do acordo.

De acordo com o Times, se implementado, o acordo permitirá a libertação de reféns israelenses mantidos em Gaza e de prisioneiros palestinos em Israel.

Autoridades israelenses disseram ao jornal que o documento ainda precisa ser formalmente ratificado pelo gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e há ainda “detalhes técnicos” que precisam ser trabalhados entre os lados. Duas outras autoridades disseram que houve uma disputa de última hora sobre a fronteira Egito-Gaza, que as forças israelenses têm controle atualmente.

O gabinete de Netanyahu emitiu um comunicado com uma série de cláusulas do acordo que ainda não foram resolvidas, segundo o premiê, mas que se espera que “sejam resolvidas ainda esta noite”.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi um dos primeiros a comemorar a trégua alcançada. “Temos um acordo para os reféns no Oriente Médio. Serão libertados em breve. Obrigado!”, declarou o republicano em sua rede social, a Truth Social.

O atual presidente dos EUA, Joe Biden, que deve discursar à nação na noite desta quarta-feira, no Salão Oval da Casa Branca, ainda não comentou o assunto.

Israelenses realizam manifestação em Tel Aviv

Parentes e amigos de reféns israelenses, ainda mantidos em cativeiro em Gaza, foram às ruas em uma manifestação na cidade de Tel Aviv, nesta quarta-feira, pedindo a conclusão imediata do acordo.

Alguns seguravam cartazes de reféns mantidos pelo Hamas no enclave palestino desde o dia 7 de outubro de 2023, outros levantavam velas no ar.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados