Categoria:

Governo propõe ao Município de Natal uma nova área para o Parque Linear

O Governo do Estado emitiu uma posição oficial sobre a proposta da Prefeitura de Natal de implantar um Parque Linear às margens da Avenida Engenheiro Roberto Freire. Em nota publicada nesta quarta-feira (22), por meio do Idema, o Governo do RN diz que a área indicada pela Prefeitura não é compatível com a finalidade que o município propõe, baseado em nota técnica da Unidade de Gestão da Biodiversidade (UGBio). A nota sugere um outro local, também às margens da Roberto Freire, onde seria possível implantar um parque.

O Governo do Estado reconhece a importância da iniciativa do município de ampliar os espaços públicos e incentivar o lazer e a mobilidade sustentável na capital, reafirma disposição de construir soluções cooperadas, ressaltando que o projeto deve seguir as normas legais e ambientais vigentes.

“Com base na Nota Técnica nº 001/2025–UGBIO/IDEMA/RN, a análise técnica conclui que a área atualmente proposta para implantação do Parque Linear, situada dentro do Parque das Dunas e cedida pela União ao Município de Natal, não é compatível em sua totalidade com o zoneamento do Parque para essa finalidade. Aproximadamente 60% da área encontram-se na Zona Primitiva 3 (ZP3), destinada à preservação integral, onde são vedadas construções permanentes e atividades de grande fluxo de visitantes, nos termos do Plano de Manejo”, diz a nota.

No entanto, o Governo aponta que o novo Plano de Manejo do Parque prevê a criação de um novo espaço de uso público, em uma área denominada Zona de Uso Intensivo 2 (ZUI2), com cerca de 16 hectares, que poderá abrigar equipamentos de lazer, esportes e cultura de forma compatível com as regras de preservação, a exemplo do Bosque dos Namorados (Zona de Uso Intensivo 1 – ZUI1).

A nota reforçou ainda que o licenciamento ambiental de qualquer intervenção dentro do Parque das Dunas é de competência exclusiva do Idema, conforme a legislação federal. Por fim, o Governo destacou seu compromisso com o diálogo e a cooperação entre os entes públicos — incluindo a Prefeitura de Natal, o Exército e os Ministérios Públicos — para garantir que qualquer ação no local seja ambientalmente sustentável, legal e benéfica à sociedade.

Costeira Parque

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) publicou o aviso de licitação para a contratação da empresa que será responsável pela execução das obras do Costeira Parque. Trata-se de um novo parque urbano na Via Costeira. A sessão pública da concorrência está marcada para o dia 6 de novembro.

O projeto conta com recursos assegurados de cerca de R$ 22 milhões para investimentos até a sua conclusão e será implementado em uma área total de 34 mil metros quadrados. As obras serão executadas sob a fiscalização e acompanhamento da SIN.

O Costeira Parque terá um estacionamento com capacidade para 185 veículos, além de bicicletário. Na área, serão instaladas quadras de areia, pista de skate e patins, academia ao ar livre e playground infantil. Haverá ainda espaço para artesanato, camping e piquenique, além de pista destinada a caminhada ou corrida. A estrutura de apoio incluirá lanchonetes, uma área administrativa e um Posto do Corpo de Bombeiros, assim como outras estruturas voltadas ao lazer, desporto, convívio e cultura.

O local para a implantação dos equipamentos corresponde à área do antigo Vale das Cascatas. O Secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, enfatizou a importância do novo equipamento para a população potiguar e para o turismo. “O Governo publicou o aviso de licitação que permitirá a contratação da empresa para construção desse importante espaço urbano, denominado Costeira Parque, localizado numa área privilegiada de Natal, na Via Costeira”, destacou o Secretário.

Ele informou que a obra vai além do lazer: “Serão instalados diversos equipamentos para convivência e recreação do natalense, do potiguar e dos turistas que por aqui passam. Teremos também a solução de toda a drenagem da área e a construção do estacionamento”. O Secretário acrescentou: “Tudo isso significa qualidade e desenvolvimento, uma vez que também amplia a infraestrutura turística do Rio Grande do Norte”.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados