Categoria:

Famílias deixam casas após lagoa transbordar na ZN

As chuvas que caíram em Natal nesta sexta-feira (6) e o dano em uma tubulação na rua José Luís da Silva provocaram o transbordo da lagoa de captação do Jardim Primavera, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte da capital potiguar. Moradores da região tiveram de deixar as suas casas, que foram invadidas após alagamentos no entorno da lagoa. A água ainda não havia baixado totalmente até a manhã deste sábado (7).

Segundo levantamento pluviométrico realizado a partir dos pluviômetros automáticos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o bairro registrou 31,66 mm de precipitações. Os maiores acumulados foram registrados na Urbana (58,8 mm) e nos bairros Guarapes (52,4 mm) e Pajuçara (47,2 mm).

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) explicou que o transbordo ocorreu devido “ao dano na tubulação localizada na rua José Luís da Silva, que compromete o escoamento da água”. A obra para solucionar o problema foi iniciada, segundo a pasta, e deve ser concluída em abril. “Como medida emergencial, foram instaladas bombas no local, que realizam o escoamento da água por meio de mangueiras”, informou, em nota.

A inundação começou por volta de 12h30 desta sexta-feira, e a água foi entrando rapidamente nas casas. De acordo com o morador Joselildo Lima de Oliveira, a situação não demorou para ficar crítica. “Foi em coisa de 20 minutos. De uma hora da tarde a casa já estava totalmente alagada”, conta.

Assim como os vizinhos, a sua família teve de deixar a casa devido aos efeitos do transbordo. Eles dormiram em um carro, esperando a água baixar. Josenilson Lima de Oliveira relata que a família usa móveis de alvenaria porque sabe que a situação é recorrente. “Se toda vida que encher, você perder um móvel e, quando secar, ir para a loja e comprar, não tem dinheiro que chegue”, diz.

Os moradores relatam que antes também transbordava. A água baixava mais rapidamente, quando a tubulação estava funcionando. Devido ao dano na rua José Luís da Silva, a resolução depende do bombeamento da água da última chuva.

Das 82 lagoas de captação existentes em Natal, apenas a do Jardim Primavera registrou transbordo, apesar dos volumes significativos de chuvas, especialmente entre 12h e 14h da sexta-feira. De acordo com informações da Prefeitura do Natal, “a cidade não registrou ocorrências graves nem pessoas desabrigadas”.

Robson Lucas, morador da região afetada pelo alagamento, frisa que o problema é recorrente e exige que a solução seja vista com mais prioridade. “Foi só enchendo, enchendo, e acabou desse jeito”, conta. Ele diz que muitas famílias perderam tudo e que, se chover novamente, a situação deve piorar.

Rogério Teixeira mora em Nossa Senhora da Apresentação e já morou no entorno da lagoa, sofrendo os efeitos de extravasamentos anteriores. Ele afirma que o dano na rua José Luís da Silva ocorreu devido a uma cratera aberta em agosto de 2025. Conforme ele, a obra de reparo está demorando mais do que ocorreu em situações anteriores.

Milklei Leite, ex-vereador de Natal e morador do bairro, diz que o problema atual é que o canal da rua José Luís da Silva foi obstruído, o que impede o escoamento da água entre a lagoa de captação do Jardim Primavera, a lagoa do Aliança e a lagoa do José Sarney.

A reportagem esteve no local e observou muito lixo nas ruas. Além de casas, comércios foram tomados por água, e um morador estava andando no alagamento por volta das 10h. A água estava turva e não era possível ver se havia buracos, significando um risco para quem passeia por ela.

A Seinfra afirma que tem um cronograma permanente de limpeza e manutenção das lagoas de captação de Natal. Em 2025, a pasta realizou a manutenção em 24 estruturas, sendo que algumas receberam o serviço mais de uma vez. Em 2026, há ações em andamento em três lagoas.

A secretária de Segurança e Defesa Social de Natal, Samara Trigueiro, conta sobre os esforços que estão sendo realizados. Ela diz que uma família está se recusando a sair de casa e correndo risco, mas uma equipe social da Defesa Civil vai dialogar com ela neste sábado.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados