A família da pequena Emanoelle Sophia Freire do Nascimento de França fez uma campanha em busca de doadores de sangue para a menina, que está internada em estado grave na UTI do Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal. Emanoelle Sophia foi diagnosticada com Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHU Atípica) — uma doença rara que destrói os glóbulos vermelhos e compromete os rins, fazendo com que ela necessite de múltiplas bolsas de sangue por dia para manter o tratamento.
As doações podem ser feitas no Hemonorte, com qualquer tipo sanguíneo, informando o nome da criança: Emanoelle Sophia Freire do Nascimento de França. Devido à condição, ela precisa de, aproximadamente, 24 bolsas de sangue por dia, para que o Hemonorte consiga o plasma compatível necessário ao tratamento.
Segundo a família, o quadro de saúde da menina piorou rapidamente. Os rins pararam completamente e ela está fazendo hemodiálise. Além disso, apresenta pressão instável, barriga intensamente inchada e corre risco de morte.
Além da menina, o irmão dela, está doente e suspeita-se que ele possua a mesma alteração genética da irmã. Os sintomas envolvem barriga inchada, urina escura e dor intensa. Ele está sendo tratado com antibióticos e precisando fazer exames diários para monitorar possível evolução para SHU Atípica também.
Diante desse cenário, a família se mobilizou para convocação urgente de doadores de sangue (qualquer tipo sanguíneo), além de cobrar apoio institucional para a divulgação e orientação sobre os próximos passos para garantir o tratamento adequado, incluindo acesso aos medicamentos específicos para a doença, que são de alto custo e de uso emergencial.
Doação de sangue:
🩸 Qualquer tipo sanguíneo pode doar
📍 Local de doação: Hemonorte
📌 Informar o nome da criança: Emanoelle Sophia Freire do Nascimento








