A engorda de Ponta Negra continua alagada nesta segunda-feira (17), após fortes chuvas em Natal. Desde a última sexta-feira (14), a faixa de areia tem registrado acúmulo de água frequente após as precipitações, prejudicando a mobilidade de moradores, turistas e trabalhadores que atuam na orla. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) declarou que é necessário um tempo ensolarado para que a água evapore.
Em nota, a Seinfra reiterou que a água acumulada são “espelhos d’água” no aterro hidráulico e que estava previsto no projeto inicial. “A água se acumula na areia e infiltra ao longo do tempo. Os 16 dissipadores estão funcionando normalmente, reduzindo a força da água que chega na areia. Em algumas horas, se mantiver o tempo ensolarado, a água seca”, afirmou a pasta nesta segunda-feira.
Os dissipadores de energia hidráulica são estruturas projetadas para reduzir a força da água que escoa de áreas urbanas para a faixa de areia, evitando erosão e minimizando o impacto das chuvas. No caso da obra de engorda da Praia de Ponta Negra, os aparelhos instalados têm a função de controlar a vazão da água da chuva que se acumula no local ou que desce das ruas e chega à praia.
Contexto
No dia 6 de fevereiro, um forte temporal já havia causado alagamentos semelhantes, transformando a areia recém-inaugurada em um cenário de lama e dificultando a movimentação na praia. Mesmo com as obras de drenagem iniciadas em 28 de fevereiro, a situação continua se repetindo. Na última sexta-feira, as chuvas voltaram a afetar a nova faixa de areia, que segue com diversos pontos de acúmulo de água nesta segunda-feira, impactando o fluxo de visitantes e a rotina dos comerciantes locais.













