Categoria:

Carnaval gera renda extra a pequenos negócios em Natal

Tradicional no calendário brasileiro, o Carnaval também ajuda a impulsionar o faturamento de pequenos negócios em Natal. O aumento da demanda gerada pela data contribui para setores como acessórios, vestuário e serviços de beleza, além de gerar efeitos na economia de forma geral.

Uma das vertentes desse impacto na capital potiguar é a economia criativa. A empresária Georgia Bezerra, que trabalha com acessórios e bijuterias, espera um aumento de até 30% no faturamento com o incremento do Carnaval. Há pelo menos cinco anos ela trabalha com uma coleção de adereços específica para a época. “Quando chega o Carnaval, o pessoal já começa a me mandar mensagem. Já faz uns 15 dias que o pessoal quer saber dos acessórios de cabelo, que são as plumas e os paetês, com muito brilho”, afirma.

“Para curtir o Carnaval, a gente tem que estar bem, com o acessório que a gente gosta, para se sentir bonita e valorizada. E as pessoas realmente procuram os acessórios para ficarem mais bonitas. É o que eu digo: quando você bota uma blusinha básica e joga o acessório, você já faz sua montagem”, diz Geórgia.

Para 2026, ela diz que as tendências são peças chamativas, coloridas e com brilho, paetê e plumas. Já para os brincos, a aposta é de peças grandes, como os brincos maximalistas, e de formatos diferenciados.

Fabiana Nunes, proprietária de um salão de beleza no bairro das Rocas, trabalha com combos específicos para o Carnaval, de maquiagem e cabelo, para gerar uma renda extra. “O Carnaval é uma das épocas mais fortes para a gente que trabalha com beleza. As pessoas querem se sentir bonitas, confiantes, arrumadas pra curtir, viajar ou trabalhar nos eventos”, diz.

Fabiana Nunes: período é de alta demanda e exige planejamento | Foto: Adriano Abreu

Segundo ela, a expectativa é aumentar o faturamento do salão em torno de 30% a 40%. Fabiana explica que o período é de alta demanda e exige planejamento para atender aos foliões. “Aproveito esse período intensificando os atendimentos, criando horários estendidos e oferecendo serviços específicos, como unhas decoradas, cores vibrantes, hidratações e produções rápidas, que têm muita saída”, relata.

No salão Embelezaria, Fabiana criou uma decoração de Carnaval e usa músicas típicas do período para criar um clima carnavalesco. A novidade é o serviço de uma trancista, que faz penteados rápidos para os dias de blocos de rua.

“Tento adaptar o que está em alta ao perfil das minhas clientes, trazendo algo moderno, mas que também combine com cada pessoa. O objetivo é que elas se sintam únicas, confiantes e prontas pra curtir o Carnaval do jeito delas”, afirma Fabiana.

Já Georgia viaja ao menos três vezes por ano para se atualizar e ver que tendências dominam feiras de moda e eventos da área. Ela conta que presta um atendimento individualizado aos clientes e que esse é o seu diferencial. Além do espaço de vendas, em Petrópolis, ela vende seus itens de forma online.

De acordo com o gerente da Agência Sebrae Grande Natal, Thales Medeiros, o Carnaval impacta todos os setores da economia, em efeito cascata. “Pela chegada maciça de turistas, a cadeia deste segmento, envolvendo meios de hospedagem, restaurantes, lanchonetes e outros serviços turísticos como transfer e passeios, são impactados diretamente”, avalia.

Outros setores impactados são o varejo de roupas e acessórios, calçados, bebidas e o transporte intermunicipal e municipal. A demanda também aumenta nos supermercados e minimercados, postos de combustível e toda a cadeia de suprimento de alimentos e bebidas.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados