Categoria:

Carnaval em Natal é a festa da economia criativa e da diversão

As festividades de Carnaval são aguardadas pelos brasileiros com muita ansiedade, o que sempre aumenta a expectativa da população para os dias de folia. E para o Carnaval em Natal, a Prefeitura da capital potiguar planejou as festividades que foram iniciadas na última quinta-feira (27), com a abertura do Carnaval, e se estenderão até o próximo sábado (8), com desfile das Escolas de Samba.

Em entrevista ao Programa Tribuna Livre, da Rádio Jovem Pan News, a presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte) e secretária de Cultura do município, Iracy Azevedo, falou sobre a importância do Carnaval para a economia criativa da capital, e destacou o papel dos ambulantes para o “giro” no mercado potiguar. “A economia roda num evento deste tamanho, desde a compra de um botão ou cola para uma fantasia, ou a cerveja ou gelo que um ambulante compra. Tem-se um leque que movimenta a economia criativa, que funciona desde as costureiras, pois hoje tudo é customizado”, explicou a secretária.

A secretária também revelou que o Carnaval em Natal foi pensado em 18 dias, devido às outras prioridades do início do mandato do prefeito Paulinho Freire, que assumiu a prefeitura no dia 1º de janeiro. “Mesmo com a redução do número de pólos, a Fecomércio tem uma expectativa de R$ 170 milhões movimentados na economia”, disse Iracy.

O pouco tempo de planejamento também é o que justifica a demora da divulgação da programação. A presidente da Funcarte explica que as atrações foram escolhidas com base na disponibilidade dos artistas, e de última hora perdeu uma das atrações. “Perdemos Dilsinho por falta de passagem que coincidisse com a segunda tocada dele”, falou.

Iracy também explicou que os eventos foram pensados para agregar todos os natalenses à programação, onde foram encaixados os dias das atrações com os dias “livres” de parte dos trabalhadores. “A grande maioria dos moradores da Zona Leste são comerciantes autônomos, com atividades muito intensas nesse período, em que farão boas vendas”, disse a secretária da Funcarte ao justificar a ausência do Pranchão na Av. Café Filho no sábado e na segunda-feira.

A abertura na quinta-feira (27) foi marcada pelos shows de Frevo do Chico, Afrobeat e a banda Grafith, que animou os foliões no Largo do Atheneu apesar do tempo chuvoso na capital. Já na sexta-feira, as festividades da Prefeitura aconteceram em cinco pontos diferentes, com 14 diferentes atrações, inclusive os shows de Raí Saia Rodada, Cavaleiros do Forró e Ricardo Chaves, que se apresentou no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, e na Praça dos Gringos, na Zona Sul de Natal.

Sábado (1º)

Neste sábado (1º), as festividades serão iniciadas a partir das 14h na Avenida da Alegria, agitando o Pólo Zona Norte, na Redinha, com Trio Elétrico sob o comando de Ricardo Chaves e Capilé. Enquanto no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, as atrações Grafith, Pimenta Nativa, Giannini Alencar e Ramon Rodney fecham a festa do sábado carnavalesco. E na Praça do Cruzeiro, na Redinha, a noite será por conta do show de Raphael Almeida, a partir das 20h.

No sábado (1º) tem folia com a Banda da Praia, na Orla de Ponta Negra. O folião já vai aproveitar a festa a partir das 11h30 com concentração eletrizante em frente ao Hotel Coral Plaza, com DJ PL e Frevo do Xico. Às 14h todo mundo segue pela beira-mar ao som do Frevo do Xico até a área do Baile na Praia, entre os quiosques 20 e 21, com previsão de chegada às 15h, para os shows do DJ Dan Cunha, Gota Elétrica, Jolian Joumes e Banda Maria Fumaça. A Banda da Praia comemora o Carnaval no cartão postal do turismo de Natal desde 2016. É o bloquinho que abre o Carnaval de Natal na beira-mar de Ponta Negra.

Também no sábado, o Carnarap fará a abertura das festividades no Polo Centro Histórico, na Praça 7 de Setembro, no bairro Cidade Alta. O Carnarap celebra 15 anos de história, destacando a cena do hip-hop potiguar, e a festa que acontece a partir das 16h terá como atrações os DJ Nigga Boy, Kung Fu e Batalha da Coruja, Thyore convida Ale Du Black, Xileno e JVNB, Amém Ore convida Cafuzo da Baixada, Pretta Soul convida Sister Mika Black e Tiquinha Rodrigues, Rapadura convida DJ ALF e DuSouto convida Dona Liberdade. Enquanto no Beco da Lama, terá os shows de orquestra e Dom Cardoso, a partir das 17h.

E em Petrópolis, o Bloco do Submarino Amarelo anima os foliões com o conhecido tributo aos Beatles a partir das 16h. Com o encontro na Av. Floriano Peixoto, o bloco gratuito transforma clássicos dos Beatles em ritmos tradicionais de Carnaval, como marchinha, frevo, axé e samba. Nesta edição o bloco não realizará o cortejo.

Ainda no sábado, o palco da Praça do Gringos terá a partir das 18h30 a festa garantida com os shows de Psirico, Alceu Valença, Skarimbó e Rosas na Cartola. Enquanto no Largo do Atheneu, no mesmo horário, a animação fica por conta da Banda Dubê e Orquestra de Frevo que assumem a folia do palco.

Domingo (2)

No domingo (2), a festa será iniciada às 10h com o Pranchão na Praia do Meio, comandado por Litto Lins e Soanata. Na Zona Norte a folia será garantida por Capilé e Tony Salles na Avenida da Alegria a partir das 14h. Enquanto no palco do Ginásio Nélio Dias, a folia será iniciada às 18h30 com Dirrocha, seguido por Márcia Felipe, Gabriel de Pádua e Banda Vip.

O palco no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, também na Zona Norte de Natal, será inaugurado no domingo com shows de Circuito Musical, Vall Vallin e Guga Playboy, com início do Pranchão marcado para às 16h. Na Praça do Cruzeiro, na Redinha, a festa será iniciada às 17h com show de Gami Batuque e Samba Real.

O domingo na Praça do Cruzeiro, na Redinha, também terá o Bloco Sem Preconceito Eu Vou, que animará os foliões a partir das 15h com cortejo de banda de frevo e show de Batuque de Mulheres do GAMI/RN.

No Largo do Atheneu, a festa será feita pelos shows da Banda Levina e Orquestra de Frevo. Na Zona Sul da capital potiguar, a Praça do Gringos terá suas festividades a partir das 18h30, com show de Tornando Samba, Pedro Luccas, Zé Vaqueiro e Nuzio Medeiros. Na Zona Leste, a Praça 7 de Setembro iniciará às 16h, com show de DJ Samir, Orquestra do Papão convida Will, Potyguara Bardo, Orquestra Greiosa e Felipe Cordeiro.

Também na Cidade Alta, o tradicional Bloco das Kengas celebrará seus 42 anos de existência com concentração a partir das 15h, no Bardallo’s Comida & Arte. No Beco da Lama a programação tem continuidade a partir das 17h com Orquestra e Carmem Pradella.

Ainda no domingo de carnaval, o Festival Acorda Clubber celebra seus 7 anos de existência na cena da música eletrônica potiguar, concentrando os fãs do estilo no largo da Rua Chile a partir das 16h.

E celebrando seus 15 anos de animação, o Bloco Suvaco do Careca iniciará a concentração às 16h na Rua Praia de Genipabu (ao lado do Praia Shopping), garantindo samba, chorinho e frevo para foliões de todas as idades.

Segunda-feira (3)

Para garantir a animação na Zona Norte da Cidade, o Palco Nélio Dias terá shows na segunda-feira (3) a partir das 18h30 com Pagode do Coxa, Lambasaia, Léo Patrício e Cavaleiros do Forró no comando da folia.

A Avenida da Alegria no seu terceiro dia de folia terá shows de Capilé e Xanddy Harmonia com início marcado para às 14h na Redinha. Também na Redinha, na Praça do Cruzeiro, a partir das 17h terá shows de Bira Santos e Magna Fuá, enquanto em Nossa Senhora da Apresentação, a festa será por conta de Rafinha, Sergynho Pimenta e Pegada do Coyote, com Pranchão marcado para início às 16h.

No Largo do Atheneu tem o Petrópolis Folia no coração do bairro Petrópolis. Com muito ritmo e alegria, o evento reúne os blocos “Petipá” (infantil) e “Vão me Levando”, em uma programação superdivertida e cheia de energia, pensada especialmente para as famílias.

A criançada vai se encantar com atrações infantis, enquanto os adultos e foliões de todas as idades vão se divertir ao som contagiante da Orquestra de Frevo Fobica do Jubila que animará os natalenses a partir das 18h30, enquanto na Praça do Gringos, na Zona Sul de Natal, a animação será garantida pelos shows de Luizinho Nobre, Priscila Freire, Cia. do Pagode, e o ex-Araketu, Tatau, com início programado para acontecer às 18h30.

No Beco da Lama a segunda dos foliões será embalada aos sons da orquestra e o grupo Chama Musical, enquanto na Praça 7 de Setembro a partir das 18h o Bloco Transfolia leva a folia em seu terceiro ano promovendo a diversidade na celebração carnavalesca.

Na segunda também terá a edição especial da Segunda de Vagabundo, que a partir das 20h apresentará nas Rocas o projeto Segunda de Carnaval, onde novos talentos se apresentarão junto ao grupo já histórico potiguar. Entre os confirmados estão os cantores Dani Negro, Debinha Ramos e Analuh Soares.

Também embalando a segunda carnavalesca, o Petrópolis Folia garante a folia de toda a família, com o bloco Vão me Levando e o bloco infantil Petipá, com início na concentração do último marcada para às 16h na Praça das Flores.

Terça-feira (4)

Já em clima de despedida dos dias carnavalescos, as festas da terça-feira (4) serão iniciadas às 10h na Praia do Meio, com Pranchão puxado pelos shows de Sergynho Pimenta e Gasparzinho. Na Redinha, a largada da Avenida da Alegria será às 14h com Capilé e Banda Cheiro.

Na Praça 7 de Setembro, os shows no palco serão iniciados às 17h com apresentações de Dodora Cardoso, Thábata Medeiros, Jaina Elne e Ramon Rodney. Ao lado, no Beco da Lama terão orquestra e Kanelinha.

No Centro Histórico também terá o Bloco Galo dos Perturbados que, homenageando Nísia Floresta, levará às ruas da Cidade Alta a animação do frevo carnavalesco a partir das 18h.

Na Zona Sul, a Praça do Gringos terá suas festividades encerradas com os shows de Sergynho Pimenta, Henry Freitas e Ribeira Boêmia a partir das 18h30, mesmo horário que a orquestra de frevo e o cantor Alan Persa iniciam a animação no Largo do Atheneu.

O cantor Henry Freitas também será atração na zona Norte, animando o Palco Nélio Dias, junto às atrações Avine Vine, Raynel Guedes e Pedro Lyan a partir das 18h30. Na Praça do Cruzeiro, na Redinha, a Banda Lavine sobe ao palco às 20h.

Quarta-feira (5)

Para garantir a folia dos natalenses que não se cansaram dos quatro dias de carnaval, a quarta-feira (5) terá o Bloco Baiacú na Vara com Tony Farra, com Pranchão de início às 11h30.

Escolas de Samba

Nos dias 7 e 8 de março, as Escolas de Samba da cidade desfilarão na Passarela do Samba, na Ribeira, mantendo acesa a tradição dos sambistas potiguares.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados