A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal inicia, a partir desta sexta-feira (13), as ações do chamado Carnaval da Prevenção, com atividades voltadas ao combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante os festejos de 2026. As equipes atuarão nos principais polos da programação, com distribuição de preservativos, material educativo e oferta de testagem rápida.
No Polo Ponta Negra, a ação acontece durante os cinco dias de Carnaval — sexta (13), sábado (14), domingo (15), segunda (16) e terça-feira (17). As equipes realizarão trabalho volante de conscientização sobre a importância do uso do preservativo, além da entrega de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. Neste ano, além do modelo tradicional, também estarão disponíveis versões texturizadas e ultrafinas.
Já no Polo Ginásio Nélio Dias, as atividades ocorrerão no sábado (14), domingo (15), segunda (16) e terça-feira (17). No local, além da distribuição de insumos e material educativo, será ofertada testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C. Os resultados ficam prontos em até 30 minutos, e, em caso de resultado positivo, o folião é orientado a procurar uma unidade de saúde para acompanhamento.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Tayane Oliveira, o reforço das ações ocorre diante do aumento de casos no município. “Temos observado que os casos de doenças têm aumentado no município, principalmente os de sífilis. Nossa intenção é conscientizar sobre o uso do preservativo, que é o meio mais eficaz de se proteger contra as ISTs”, afirmou.
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Natal registrou 3.108 novos casos de ISTs em 2025, sendo 774 de HIV/Aids, 2.201 de sífilis e 133 de hepatites virais.
Ao todo, a SMS destinou cerca de 135 mil preservativos masculinos, 2.700 femininos e 180 mil géis lubrificantes para as ações do Carnaval. Além do período festivo, a rede municipal de saúde mantém durante todo o ano a oferta de preservativos e testes rápidos nas unidades básicas.








