Categoria:

Ano letivo começa sem sorteio de vagas para creches, diz Prefeitura

Com cerca de 1.600 novas vagas abertas para creches em 2025, a Secretaria de Educação de Natal deu início ao ano letivo escolar nesta terça-feira (18). De acordo com a SME, o público atendido na Educação Infantil inclui 6.758 crianças na etapa creche, 8.915 na pré-escola, e 33.835 no Ensino Fundamental. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também segue com 2.583 matriculados. Além disso, foram contratadas 21 escolas privadas para ofertar 500 vagas, distribuídas para as etapas de creche (300) e pré-escola (200), com um investimento de R$ 400 mil por ano. Segundo a Prefeitura de Natal, a oferta de vagas põe fim ao sorteio para creches na capital.

A cerimônia que marcou o início do ano letivo na capital aconteceu na Escola Municipal Henrique Castriciano, nas Rocas. O secretário de Educação de Natal, Aldo Fernandes, disse que a fila das creches foi zerada e apontou que nenhuma criança da capital ficará sem vaga na rede pública. “Estamos iniciando com o pé direito. Zeramos a fila das creches, que antes era definida por sorteio. Não temos mais isso. O incremento foi de mais de 1.600 vagas”, comentou.

Ao todo, na rede própria, foram abertas 1.359 vagas em creches da capital potiguar, além de outras 300 contratadas no Programa Pré-Escola para Todos (PPET). A abertura das vagas em creches foi possível após a conclusão de reformas em unidades da rede, como os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Haydee Monteiro (Ponta Negra) e Francisca Célia (Nossa Senhora da Apresentação). Além disso, os CMEIs Francisca Anastácia (Dix-Sept Rosado), Cleia Bezerra (Guarapes) e Maria Eulália (Passo da Pátria) tiveram reformas concluídas no ano passado e renderam 650 vagas.

“A primeira providência foi diagnosticar a real situação da educação do município, observando a infraestrutura física das escolas e o posicionamento dos gestores. Tudo isso nos ajudou a fazer novos investimentos, que incluem merenda escolar, climatização e manutenção desses espaços. Com isso, conseguimos criar 1.600 vagas, dando continuidade à implantação de novos equipamentos e à melhoria do PPET. Hoje podemos dizer que a oferta é maior do que a demanda, mas algumas situações pontuais de bairros específicos foram sendo resolvidas e hoje nos permitem afirmar que realmente zeramos a fila das creches”, opinou a vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra.

O fim do sorteio de vagas em creches de Natal foi um dos principais temas da campanha eleitoral no ano passado e tem sido uma das apostas do novo prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil). O sorteio existe há alguns anos na capital potiguar e, ano a ano, crianças acabam ficando sem vagas em creches.

Entre os planos da Prefeitura de Natal para a Educação este ano estão a conclusão da climatização de escolas e a ampliação de pelo menos três unidades, com o intuito de reduzir as contratações via PPET na rede privada e ofertar as vagas na própria rede.

“Zeramos as creches lançando mão do nosso PPET e ampliamos, saindo da pré-escola e somando para as creches. Isso será um paliativo, pois até o fim do ano queremos entregar mais três unidades. Nossa intenção é que a rede possa comportar o crescimento das vagas”, disse Aldo Fernandes.

“Estamos investindo na nossa rede. Temos 147 unidades, estamos com 100 ônibus locados, 14 ônibus próprios e estamos climatizando a rede como um todo. Já temos 130 unidades climatizadas. Temos laboratório de ciências e de matemática e, além disso, valorizamos e respeitamos nossos professores”, acrescentou o secretário de Educação, Aldo Fernandes. A expectativa é que até maio as escolas estejam todas climatizadas.

Ainda segundo Joanna Guerra, vice-prefeita de Natal, a perspectiva da Prefeitura é de abrir mais vagas neste ano na rede municipal. “Temos algumas unidades com obras paralisadas por mudanças no FNDE e no orçamento, mas estamos buscando soluções. O prefeito tem transitado nos ministérios para destravar esses recursos. Temos uma unidade no Guarapes, onde é difícil adquirir vouchers para alunos, mas entregamos o CMEI Cleia Bezerra, com 400 vagas. Esperamos reduzir o número de vouchers, absorvendo mais alunos nas nossas próprias unidades”, apontou.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados