A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) cadastrou e informou estar prestando atendimento a 100 famílias afetadas pelo transbordo da lagoa de captação Jardim Progresso, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal. A ação integra as medidas emergenciais adotadas pela Prefeitura diante dos transtornos registrados na área após as fortes chuvas do fim de semana, quando a lagoa transbordou a altos níveis e atingiu as casas das proximidades.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve no local no último sábado (7), e apurou que muitas famílias precisaram sair de suas casas devido ao nível da água. De acordo com a Prefeitura, as equipes de assistência social foram acionadas para avaliar a situação das famílias e realizar os encaminhamentos necessários, e o levantamento social foi concluído até a noite de domingo (8), com o registro das famílias impactadas pelas condições do local.
Na segunda-feira (9), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) confirmou a instalação de uma segunda bomba na lagoa, para aumentar a velocidade do escoamento da água. A pasta também esclareceu que o transbordo se deu devido a um dano em tubulação de rua próxima à lagoa, que comprometeu o escoamento da água após as chuvas dos últimos dias.
A Prefeitura promoveu, também na segunda-feira, uma reunião com moradores para ouvir demandas e apresentar as providências em andamento. Segundo a gestão, desde a última sexta-feira (6) equipes técnicas atuam com medidas emergenciais, e informam que o acompanhamento social das famílias cadastradas continuará enquanto durarem as ações operacionais na área.








