Categoria:

Prefeitura instala segunda bomba no Jardim Primavera; veja vídeo do acúmulo de água no fim de semana

Após as fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), confirmou a instalação, na tarde desta segunda-feira (9), de uma segunda bomba na lagoa de captação Jardim Primavera, no bairro de Nossa Senha da Apresentação, na Zona Norte da capital. Em publicações nas redes sociais, imagens aéreas mostram que, sem o devido escoamento, durante o fim de semana as águas se acumularam nas imediações da área da lagoa.

De acordo com a Seinfra, a expectativa é que após a instalação da segunda bomba, que é de grande vazão, a capacidade de escoamento seja ampliada, o equivalente a 25 caminhões por hora, o que vai permitir que o volume de água baixe com maior rapidez. A instalação será concluída ainda hoje.

No último sábado (7), a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve presente no local e noticiou moradores precisando deixar suas casas, devido ao acúmulo e transpasse das águas para dentro de suas casas. Em resposta à queixa dos moradores próximos à lagoa, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) explicou que o transbordo acontece devido a dano em tubulação de rua próxima à lagoa, que vem comprometendo o escoamento da água desde então.

Na tarde do último domingo (8), moradores fecharam a Av. Boa Sorte, em mobilização por providências da Prefeitura. Em janeiro, os moradores já haviam realizado protesto devido à ocorrência do mesmo fato: o transbordo de água da lagoa. Na ocasião, moradores queimaram pneus também na Av. Boa Sorte, em reclamação aos constantes alagamentos e repetições das queixas sofridas.

Obras na Rua José Luis da Silva

Em nota, a Seinfra confirma que o transbordo da lagoa Jardim Primavera se dá em razão à obra na Rua José Luis Silva, local onde a passagem da água está obstruída, impedindo o escoamento das águas da lagoa.

“A rua José Luis da Silva possui uma rede de drenagem instalada a cerca de nove metros de profundidade. Com o passar do tempo, o tubo feito de material metálico sofreu desgaste devido ao contato constante com efluentes, o que provocou danos na estrutura. Parte do material se soltou e acabou obstruindo a passagem da água, impedindo o escoamento das águas da região e da Lagoa do Jardim Primavera”, diz a Seinfra em nota.

Em resolução à problemática, a Seinfra explica que a Prefeitura está realizando obra de recuperação da drenagem no local, para permitir que o sistema volte a funcionar normalmente. A previsão é que a obra seja concluída em abril.

Veja imagens do acúmulo de água no fim de semana:

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados