Categoria:

Ao som dos clarins de Momo: conheça o rei e a rainha da folia

Ananda Miranda
Repórter

Antes mesmo da bateria acelerar e dos blocos tomarem as ruas, o Carnaval de Natal já dois de seus protagonistas definidos. Ottis Ferreira, Rei Momo reeleito, e Lorena Bulhões, Rainha do Carnaval 2026, entram em cena como os rostos oficiais da festa. Por trás do brilho, das fantasias e dos flashes, a dupla carrega histórias, sonhos e o compromisso de representar milhares de foliões.

Quando o tamborim começa a marcar o ritmo e os primeiros confetes riscam o céu de Natal, dois nomes passam a reinar na folia. “Quando a gente bota um calçado ali no pé, às vezes até descalço mesmo, a gente consegue pegar do chão, tirar de dentro aquela energia, aquela emoção de estar fazendo o que gosta. Nós temos sorriso”, disse Ottis Ferreira, sobre a sintonia dos monarcas.

O sorriso é parecido. A paixão pelo Carnaval, também. Mas, quando Ottis Ferreira e Lorena Bulhões descem do palco, as diferenças aparecem. Reeleito Rei Momo, ele é expansivo, brincalhão e se sente em casa no meio da multidão. Estreante no posto de Rainha, ela é mais reservada, atenta aos detalhes e cuidadosa. Juntos, formam um equilíbrio que dá identidade ao Carnaval de Natal em 2026.

Lorena Bulhões, de 31 anos, revela que antes mesmo da coroa, da faixa e das chaves da cidade, já existia o amor pelo Carnaval. “Realmente é um momento mágico que sempre me motivou a sair, desfilar, me divertir, a brincar”, destaca, enquanto sai de uma das últimas provas de figurino.

Em uma pequena TV nasceu a paixão de Lorena pelo Carnaval. Desde pequena, ela acompanhava as apresentações das escolas de samba e se encantava com a beleza, a sincronia e o movimento dos desfiles. “Eu sempre via aquelas mulheres perfeitas sambando, e com figurinos belíssimos. Então, isso sempre esteve presente, foi uma inspiração”, revela.

Criada no bairro das Quintas, ela cresceu ouvindo o samba ecoar pelas ruas e fazendo parte do cotidiano da comunidade. “Desde pequena, o samba já faz parte da origem da gente, é algo nosso. Então, desde criança eu escuto no meu bairro onde eu cresci, e sempre fez parte da minha vida”, conta, com orgulho.

Para Lorena, o Carnaval também representa a superação de algo que, por muito tempo, a impediu de sair sambando pelas ruas: a timidez. De personalidade mais reservada, a Rainha do Carnaval precisou aprender, aos poucos, a lidar com a exposição, os olhares e os holofotes para ocupar, hoje, um dos postos mais simbólicos da festa.

A vitória não representou apenas a alegria de ocupar um dos títulos mais tradicionais do Carnaval da cidade, mas também a concretização de uma conquista pessoal.

“Não foi nem só pela dança em si e pelo título, mas foi para vencer esse meu medo, essa minha limitação. E meu principal foco também, durante a preparação, foi nessa questão da presença de palco. Para eu conseguir lidar com esse meu medo e conseguir performar no momento da apresentação”, explica Lorena Bulhões.

Para a família e os amigos, a conquista veio como uma grata surpresa. A menina tímida da infância e da adolescência deu lugar a uma Rainha confiante no palco. “Da infância até a adolescência, eu sempre fui uma menina mais tímida. Então, para a minha família e para quem me conheceu antes, foi uma grande surpresa, porque eles não esperavam toda aquela performance”, conta.

Como resultado do esforço para superar a timidez, ela passou a se reconhecer por meio da dança. “Uma sensação que eu não consigo descrever em palavras. É um misto de alegria, de me sentir inteira, de me sentir eu”, define.

Formada em Educação Física, Lorena também enxerga a dança como ferramenta de transformação. Apaixonada pelo que faz, busca transmitir esse amor ao público e às pessoas ao seu redor, levando adiante a mensagem de que animação e sensibilidade podem caminhar juntas no Carnaval.

Contra os padrões

Uma rainha mais introspectiva leva ao lado um rei já conhecido por ser diferente dos outros. Juntos, Lorena e Ottis quebram padrões, cada um à sua maneira.

Ottis começa falando sobre seu porte físico, que foge ao tradicional de um Rei Momo, geralmente associado a sobrepeso. Mais magro, ele afirma que, para representar o povo e levar alegria à folia, precisa estar preparado e se sente à vontade com sua própria versão do reinado.

Conhecido por suas performances extravagantes, Ottis Ferreira se apresenta com cambalhotas e pulos. “O pessoal já me conhece, já sabe que eu sou o rei do vigor, o rei que salta, o rei que samba, que faz festa. Eu creio que essa questão da cumplicidade e do reconhecimento vai ajudar bastante nesse processo”, afirma.

Seu jeito extrovertido e suas performances ousadas já provocaram comentários negativos. “É um mix de muito feliz com muito preocupado. Preocupado com o que as pessoas vão pensar, um rei momo diferente, mas como eu já fui ano passado, já tenho isso mentalizado, que se eu tô trazendo a diferença”, comenta.

Ottis vive a folia desde que nasceu, em 15 de fevereiro de 1999, uma segunda-feira de Carnaval. O aniversário dele deste ano cai justamente no domingo de Carnaval. “É uma alegria imensa, por ter nascido e acompanhar o Carnaval desde criança e hoje poder ser uma parte, é uma representatividade tremenda”, destaca.

Nascido em Natal, cresceu na Barra do Cunhaú. Desde cedo, ele demonstrou paixão pela dança, que mais tarde se tornaria parte fundamental de sua trajetória carnavalesca.

Ele começou a dançar aos dois anos de idade, em uma instituição filantrópica que oferecia diversas oficinas à comunidade local. Por volta dos 13 anos, começou a ser voluntário monitor de artes, experiência que abriu portas para outros trabalhos.

Este Carnaval trouxe lembranças e emoções intensas para Ottis Ferreira. É o primeiro Carnaval sem seu pai, que faleceu no final do ano passado. O pai sempre acreditou no potencial do filho e comemorou antecipadamente cada conquista.

“Ele dizia que qualquer coisa que eu entrasse, eu ia ganhar. Meu pai acreditava mais em mim do que eu mesmo”, lembra Ottis.
Neste ano, embora não estivesse mais presente para aplaudir, Ottis sentiu a presença do pai em cada passo da folia. A mãe, com a voz firme, reforçou a confiança: “Ela disse que já sabia, que tinha falado com Deus e que o prêmio já era meu. Então, eu fui só receber.”

Mesmo reeleito pelo segundo ano consecutivo, Ottis Ferreira afirma que a sensação de nervosismo continua a mesma. “É claro que estamos um pouco mais preparados, mas aquele friozinho na barriga não deixa de existir”, explica, mostrando a expectativa.

Reinado exige disciplina e trabalho

Para quem ocupa o posto de rei ou rainha, a festa vai além de brilho e diversão. Por trás das fantasias deslumbrantes e das performances eletrizantes, há um trabalho árduo e uma grande responsabilidade.

A preparação de Lorena começou ainda no ano passado, com uma rotina intensa de treinos. Nesse processo, ela passou a se conhecer melhor e a trabalhar, de forma mais específica, o samba no pé e o frevo.

Para Ottis Ferreira, o reinado nunca perde a intensidade. Ele revela que, mesmo com a experiência adquirida ao longo dos anos, continua presente a cada novo Carnaval. “A responsabilidade é tão grande quanto a primeira vez. E a cada ano, sempre pensamos: ‘O que posso fazer de melhor?’”, afirma.

Fora do Carnaval, Ottis tem uma carreira multifacetada. Ele se apresenta com artistas locais, trabalha como recreador infantil e também dá aulas de inglês.

No entanto, durante a temporada de Carnaval, ele faz um esforço para conciliar suas diversas atividades com a preparação para o reinado. “Eu estou tentando adiantar o máximo possível para estar disponível exclusivamente para o Carnaval”, conta Ottis.

Os dois foram escolhidos no dia 24 de janeiro durante um evento que ocorreu no Palácio dos Esportes. A seleção ocorreu por meio de seleção com um corpo de jurados especializados, que avaliaram desenvoltura, carisma e representatividade de palco. Segundo a secretária de Cultura de Natal, Iracy Azevedo, as figuras transmitem ao folião que o Carnaval é um evento de alegria. “A importância deles é que no palco, no chão, no trio, eles estão representando a alegria”, destaca.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados