Categoria:

COOPANEST-RN realiza entrega de tênis arrecadados para atletas de projetos sociais

Em mais uma ação de solidariedade, a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (COOPANEST-RN) promoveu na manhã desta sexta-feira (24), no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em Lagoa Nova, zona Sul de Natal, a entrega dos calçados arrecadados pela campanha “Doe um Tênis – Passos que Transformam”.

Os pares de tênis foram recolhidos durante a 2ª Corrida COOPANEST-RN, realizada em julho deste ano, e destinados a atletas de projetos sociais de diversas regiões do estado, como o Atletismo RN Vida, o Instituto Social Entrando em Campo (ISEC), o Clube Baía Formosa Esporte e Ação, o Clube de Atletismo do RN, a Associação Paradesportiva do RN (APARN) e a Associação Esportiva e Sociocultural de Cerro Corá (AESC).

Para o presidente da COOPANEST-RN, Vinícius Luz, o momento simboliza o propósito do cooperativismo, que vai além da atuação profissional e reforça o compromisso social das cooperativas com a comunidade. “Esse evento caracteriza justamente o DNA de qualquer cooperativa, que é o engajamento social. A responsabilidade social que as cooperativas têm, onde quer que sejam implementadas, é uma marca e um retorno dessa convivência simbiótica com a sociedade em que estão inseridas”, contou.

“Agora é o marco final, que é a entrega dos tênis, uma doação que a gente faz aos atletas em condições mais socialmente frágeis, que não têm condições de treinar de maneira correta, com equipamento adequado”, afirmou o presidente.

Vinícius destacou ainda que as ações de solidariedade da cooperativa devem continuar ao longo do tempo. “A cooperativa, com certeza, se responsabiliza não só agora, mas a longo prazo, de maneira contínua, a fazer outras ações. Assim como a gente tem o curso Salvando Vidas, que temos feito de maneira gratuita para ensinar reanimação cardiorrespiratória, incentivar a doação de sangue e promover ações educativas, inclusive com doação de brinquedos recentemente. Isso tudo caracteriza nossa inserção dentro da sociedade”, ressaltou.

O gerente de marketing da Sicredi, Pablo Ramos, destacou a importância da união entre as cooperativas e os parceiros envolvidos na campanha. “Foi uma união de empresas preocupadas com a sociedade potiguar, que permitiu uma melhoria não só na qualidade de vida dos atletas, mas também para a juventude que vai ser beneficiada com esses pares de tênis”, destacou.

“Gostaria de agradecer em especial ao Sistema OCERN, um grande parceiro nosso, que atraiu todo o sistema cooperativista para mais esse evento junto à sociedade. Acho que toda parceria que fomenta, qualifica e cuida da sociedade é um dever do cooperativismo. E quando as cooperativas se unem em prol da mesma causa, o resultado é esse”, completou Ramos.

A iniciativa, que une esporte e responsabilidade social, conta com o apoio da atleta olímpica Magnólia Figueiredo, que superou no início da carreira a dificuldade de não ter sequer um par de tênis para treinar. “Foi um momento de muita memória ativa. Cinquenta anos atrás, eu comecei o atletismo nessas condições, com calçados precários. E hoje, cinquenta anos depois, estamos fazendo a entrega de tênis para que novos atletas possam estar realmente calçados”, relata.

Magnólia Figueiredo. Foto: Beatriz SouzaMagnólia Figueiredo. Foto: Beatriz Souza
Foto: Beatriz Souza

“Ainda é uma realidade difícil, mas com certeza eles estarão mais confortáveis, mais protegidos. Imagine correr em uma pista quente, sob o sol forte, sem tênis. O que acontece com os pés? Bolhas, ferimentos. Esse ano, teremos atletas mais protegidos”, acrescentou.

O jovem atleta Arthur Maranhão, da Associação Esportiva e Sociocultural de Cerro Corá (AESC), um dos beneficiados pela ação, celebrou o gesto solidário. “Acho muito gratificante pra mim e também ver outras pessoas ganhando um tênis que muitas vezes não têm condições de comprar. Isso ajuda muito no desempenho do atleta”, pontua.

“Um tênis confortável previne lesões e é muito importante no começo da carreira. É um incentivo a continuar e querer mais e mais. Nosso maior exemplo é a Magnólia, que é atleta olímpica”, acrescentou Arthur.

Já o jovem atleta João Miguel, de 14 anos, não esconde a felicidade com o momento. “É uma coisa boa, porque é a primeira vez que eu estou aqui. Entrei agora para o projeto e para mim é uma coisa boa. (Primeira coisa que eu quero fazer é) Correr. Meu sonho é ser um atleta gigante e se Deus quiser vai dar tudo certo”, narra.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados