Categoria:

Praça dos Gringos passa a se chamar Praça de Eventos Cláudio Porpino

A Praça Ecológica de Ponta Negra, conhecida popularmente como Praça dos Gringos, localizada no bairro de Ponta Negra, zona sul de Natal, foi denominada oficialmente como Praça de Eventos Cláudio Porpino. A mudança está oficializada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (1º), após a sanção do prefeito da capital, Paulinho Freire (União Brasil).

O novo nome é uma homenagem ao ex-deputado e ex-dirigente do ABC Futebol Clube, Cláudio Porpino, que faleceu no dia 2 de junho, aos 59 anos, em Natal. Ele sofreu um mal súbito em casa e não resistiu.

Conforme o decreto, a Prefeitura de Natal será responsável por providenciar a devida sinalização indicativa com o novo nome do local, respeitando suas características urbanísticas e ambientais.

De autoria do presidente do vereador Eriko Jácome (PP), o Projeto de Lei Nº 424/2025 foi aprovado por unanimidade, em regime de urgência, pela Câmara Municipal de Natal (CMN) no dia 5 de junho. “O projeto representa um gesto de reconhecimento e valorização de um espaço tão simbólico para Natal”, disse.

“Com essa iniciativa, eternizamos o nome de Cláudio Porpino, figura querida e que dedicou sua vida à cultura popular, ao turismo e ao desenvolvimento do bairro de Ponta Negra. A aprovação por unanimidade mostra que nossa cidade reconhece aqueles que contribuíram de forma marcante com sua história”, completou.

Porpino teve atuação política e cultural no Rio Grande do Norte e também como dirigente e conselheiro o ABC Futebol Clube. Parlamentar pela Assembleia Legislativa do RN entre 2003-2007, na 58ª Legislatura. É de sua autoria o projeto de lei que institui a Assembleia Cultural e foi membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Ele também ocupou cargos em diversas secretarias importantes no estado e na prefeitura, dentre elas na Saúde, Educação, Turismo onde presidiu a Emprotur, foi da diretoria-geral da Urbana e titular da secretaria municipal de Esportes, trabalhando principalmente em prol das categorias de base.

Além disso, sua paixão pela cultura o levou a organizar diversos eventos culturais, promovendo a valorização da arte e das tradições locais. Ele contribuiu como diretor do bloco Cajú com Sal, no início do Carnatal, maior evento de carnaval fora de época do Brasil.

Sua atuação se estendeu para além do carnaval, com a organização de festas de réveillon e prévias carnavalescas, como os blocos Banda da Praia, Se parar eu caio e, mais recentemente o Ômi, Tenha Calma. Cláudio Porpino foi um dos principais nomes do resgate do Carnaval de Natal. Era devoto fiel de Santa Rita de Cássia.

Link da fonte

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados