[ad_1]
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciou neste sábado, 18, a volta do programa Mais Médicos a partir da próxima segunda-feira, 20. “Com a retomada do Mais Médicos, será incluído profissionais especializados em diversas áreas para ampliar o atendimento à população, com incentivos de permanência nos municípios. Além disso, terá prioridade para os médicos brasileiros”, informou Pimenta nas redes sociais.
Inaugurado em 2013 por Dilma Rousseff, o programa ficou conhecido pela contratação de médicos estrangeiros para atuar em áreas desassistidas, especialmente os cubanos. O programa perdeu força na gestão Bolsonaro, que era crítica à contratação dos estrangeiros. “O desmonte do programa, nos últimos anos, mostra o descaso que sofreu o SUS”, criticou ele.
Segundo Pimenta, o Programa chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou 18.000 profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros. Com o relançamento do programa, a prioridade será, inicialmente, para os médicos brasileiros, e incluirá também profissionais especializados, dentistas e enfermeiros.
O Mais Médicos está de volta! Na próxima segunda ocorre o lançamento do programa, que além de ampliar o número de profissionais na saúde, vai trabalhar para melhorar o SUS com investimentos para construção e reformas de Unidades Básicas, ampliando o atendimento no Brasil.
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) 18 de março de 2023
Com a retomada do Mais Médicos serão incluídos profissionais especializados em diversas áreas para ampliar o atendimento à população, com incentivos de permanência nos municípios. Além disso, terá prioridade para os médicos brasileiros.
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) 18 de março de 2023
[ad_2]
G1.globo