Categoria:

Por que é tão importante olharmos para a síndrome de Down?

SHUTTERSTOCK

O Dia Mundial do Síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março desde 2006. (SHUTTERSTOCK/Divulgação)

Nesta terça-feira, dia 21 de março, comemoramos o Dia Mundial do Síndrome de Down. Mais do que isso, é dia de chamarmos atenção para essa condição (não é uma doença!) que afeta cerca de 300 mil brasileiros. Estima-se que promoveu um caso para cada 700 a 1 mil nascimentos em todo

o mundo, com variações dependendo da etnia, classe social, idade materna e outros fatores. A data foi escolhida em função da alteração genética ocorreu justamente no cromossomo 21, que apresenta um par a mais (trissomia).

Há ainda uma necessidade crescente de buscar maior conhecimento sobre a síndrome de Down em todos os seus olhares: clínicos, sociais, culturais e principalmente de inclusão. Os avanços no campo da pesquisa e tratamento possibilitou o diagnóstico preciso (antes mesmo do nascimento), prevenção e estímulos precoces (fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, e outros) permitindo dar uma melhor qualidade de vida e bem-estar, além de aumentar a expectativa de vida das pessoas que vivem com a síndrome para 60 a 65 anos.

A intervenção precoce, com estímulos adequados permite uma maior adaptação e autonomia dessas crianças, exercendo toda a sua potencialidade, trazendo à tona reflexões sobre educação, mercado de trabalho, inserção profissional, direitos sociais e qualidade de vida.

É momento de reflexão, entendendo que cada vez mais protegemos a diversidade humana e oferecemos equidade de oportunidades para que as pessoas com esta e outras condições exerçam seu direito de inclusão em todos os segmentos da comunidade.

* Renato Kfouri é pediatra neonatologista e infectologista

G1.globo

Posts Recentes
Formulário

Quer receber noticias ?

Preencha com seu E-mail, WhatsApp e vamos te enviar novidades

Compartilhe nas redes sociais

Artigo relacionados