[ad_1]
Uma nova pesquisa Ipec mostra que Lula não consegue mais arrebatar paixões como fez em seu primeiro e segundo mandato. Os dados foram revelados pelos jornalistas Nicolas Iory e Bianca Gomes neste domingo, 19.
Após 77 dias de seu terceiro mandato à frente do país, a atual gestão do presidente da República é avaliada como ótima ou boa por apenas 41% dos brasileiros. A administração é regular para 30%, e ruim ou péssima para 24%.
Apesar de estar melhor avaliado que Jair Bolsonaroseu antecessor, neste momento do mandato – Bolsonaro tinha aprovação total de 34% em março de 2019 – Lula perde para ele mesmo, se compararmos com 2003 e 2007, quando ele iniciou seus outros governos.
“Lula chegou a ter 51% de ótimo e bom em março de 2003, quando governou o país pela primeira vez. Naquele momento, a reprovação era de apenas 7%”, diz a reportagem dos dois jornalistas.
Em março de 2007, após sua reeleição, o número era um pouco menor: 49% da população elogiava a gestão petista, enquanto 16% se sentia ruim ou péssima.
Com uma avaliação menos positiva em 2023, Lula vê que um país que continua bastante polarizado – mesmo tanto tempo depois das eleições, que terminaram em outubro do ano passado.
Ainda assim, o petista conseguiu quebrar um pouco da resistência que existe contra ele no bolsonarismo. Entre os eleitores que declararam voto em Bolsonaro, 36% avaliaram a gestão do petista como regular neste momento. É um dado que chama atenção, mesmo não sendo tão expressivo.
[ad_2]
G1.globo