[ad_1]
Amanda Bynes, 36 anos, foi flagrada andando pelada nas ruas de Los Angeles no começo da semana. Uma testemunha teria afirmado que a atriz americana estava tendo um surto psicótico. Após ser encaminhada para uma delegacia, ela passou por uma avaliação psicológica e foi determinado que ela precisaria ser internada em uma clínica psiquiátrica. A atriz ficou conhecida em seu programa exibido na Nickelodeon, o O Show da Amanda. Atuou em filmes de sucesso, como Ela é o homem e lacae já foi nomeada pela Pessoas uma das “25 estrelas mais quentes”. A coluna ouviu a psicóloga Luiza Scarpaque explica como se dá o surto psicótico:
“Há muitas formas de desencadeamento de um surto psicótico, é um assunto delicado e que merece atenção para não promover o preconceito. Podemos definir o surto como momento de desorganização psíquica caracterizado pela perda de noção da realidade, e o sujeito condição se apresenta em estado de confusão mental, onde há alguns elementos comuns: delírios, alucinações, catatonia, fala desorganizada ou incoerente, alterações bruscas de humor , perda da noção do tempo lógico… O surto pode ser episódico ou recorrente. O surto psicótico pode ser desencadeado por condição de sofrimento psíquico grave, como a esquizofrenia, por exemplo, ou por conta de herança genética, assim como danos neurológicos, vindos de lesão ou trauma, ou por meio de uso de substâncias químicas de forma precoce. É importante ressaltar que um surto pode irromper também a partir de alterações hormonais provenientes de doenças orgânicas, como a disfunção hepática. O sujeito em estado de surto psicótico pode se tornar perigoso para si e para os outros quando fica isolado. Se faz necessária essa fala a fim de repensarmos a forma como a sociedade exclui o sujeito nessa condição, a psicose sem laço social é um grande problema”.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
[ad_2]
G1.globo